Blog do Prisco
Destaques

Itajaí é reconhecida como exemplo na execução dos proejtos com financiamento internacional

Foto: Thiago Caminada
Itajaí recebeu nesta terça-feira (08) uma missão internacional para avaliar e acompanhar os mais de vinte projetos financiados pelo Banco FONPLATA (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) na cidade. A visita reconheceu o Município de Itajaí como uma cidade exemplo no planejamento, gestão e eficiência na entrega das obras e das finanças públicas. A comitiva foi composta por executivos do banco sediado na Bolívia, servidores do Ministério da Fazenda e gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí.

A visita destacou as obras que seguem em ritmo acelerado de conclusão como a reurbanização da avenida Marcos Konder, o binário das ruas Luci Canzini e Cabo PM Antônio Rudolph e o Parque Náutico. A delegação também visitou obras já concluídas como a ponte entre os bairros Cidade Nova e São Judas, inaugurada no aniversário de Itajaí deste ano.

“Sou responsável pelas em Itajaí desde 2020 e tenho muito orgulho. Especialmente depois de um dia como o de hoje, quando a gente vê o resultado dos investimentos que vem sendo feitos e os impactos positivos na população da cidade. Reitero os parabéns à equipe da prefeitura e ao prefeito. Parabéns à Prefeitura de Itajaí”, avalia o consultor do Fonplata no Brasil. Aderbal Curvelo.

O reconhecimento vai das obras e chega também na gestão financeira. No último mês de setembro, a Prefeitura de Itajaí pagou, pela primeira vez, uma parcela do financiamento junto ao banco internacional com recursos próprios. O valor pago da parcela semestral foi de R$ 22,1 milhões e é resultado direto da gestão orçamentária responsável e eficiente implementada em 2025. O financiamento aportou em Itajaí R$ 340 milhões em obras de infraestrutura urbana, mobilidade e desenvolvimento sustentável em Itajaí.

Posts relacionados

Itajaí investe mais de meio milhão em tecnologia para modernização das salas de aula

Redação

Itajaí apoia campanha para ajudar Rio Bonito do Iguaçu, destruída por tornado

Redação

Itajaí registra queda de 52% no número de homicídios

Redação