Os equipamentos e as opções disponíveis no mercado foram testadas e escolhida pela Diretoria de Tecnologias Educacionais (DITEC), conforme a ferramenta que melhor atende às necessidades dos professores da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa visa integrar tecnologia ao processo pedagógico e atender às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente nos eixos de Cultura Digital e Pensamento Computacional.
As 48 TVs estão em fase de instalação, com um aparelho por escola de Ensino Fundamental e Centro de Educação Integral da rede municipal. O planejamento prevê expansão gradual até que todas as salas de aula tenham o equipamento. A rede possui aproximadamente 500 salas e 46 laboratórios de informática.
A Secretaria de Educação avalia que a adoção das TVs amplia as possibilidades de ensino e fortalece práticas que valorizam a autonomia e a autoria dos alunos. As telas permitem interação tátil e uso simultâneo por vários estudantes, e possibilita a construção de mapas mentais, linhas do tempo, jogos e atividades colaborativas.
Os professores utilizam os recursos multimodais para integrar vídeos, apresentações e aplicativos educacionais diretamente na tela. Também exploram ferramentas online de forma segura e incentiva a análise crítica das informações.
Os alunos produzem projetos digitais e apresentações coletivas com apoio técnico-pedagógico dos instrutores de informática e acompanhamento da Secretaria. A experiência nas escolas demonstra aumento na participação e melhor assimilação dos conteúdos.





