Realizado por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e da Secretaria de Governo (Diretoria de Planejamento Estratégico) com envolvimento do Instituto Selo Social e instituições da sociedade civil, o evento certificou entidades que promovem o bem-estar social diariamente. Ao todo, 75 empresas receberam o selo social nesta edição.
“Este é um momento muito especial pois é a hora de reconhecermos empresas e associações que cumprem um papel social único em Itajaí”, destacou o prefeito Robison Coelho ao enfatizar a importância das instituições participantes.
As empresas foram reconhecidas com base em ações executadas no âmbito dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidades (ONU), considerados como categorias do prêmio. Os ODSs são metas que orientam a atuação de entidades dos setores públicos e privados a fim de garantir um futuro mais justo, inclusivo e sustentável para todos.
Para o vice-prefeito Rubens Angioletti, o prêmio Itajaí Reconhece é uma forma de incentivar e motivar as empresas da cidade a crescerem de forma responsável. “Isso faz com que as pessoas e a sociedade observem o terceiro setor com bons olhos. O Selo Social dá credibilidade às instituições e fortalece Itajaí”, completou.
“Este momento também marca o lançamento e a estreia da nova marca ‘Itajaí Reconhece’, voltado especialmente para a realidade da nossa cidade”, esclarece o secretário de Assistência Social e Cidadania André Leonardo Severino. Ele lembra que a premiação é tradicional no município e que terá um novo formato a partir de 2026.
O ciclo da edição de 2025 foi aberto por meio de edital em dezembro de 2024, sendo inscritos e analisados 720 projetos, dos quais 470 foram aprovados. As empresas e organizações da sociedade civil passaram por três etapas para qualificar e selecionar os responsáveis.
A etapa de Capacitação focou no aprimoramento das práticas realizadas para dar maior eficiência às ações. A etapa da Habilitação analisou a documentação exigida para a comprovação dos projetos. Por fim, a Submissão focou nos investimentos de práticas sustentáveis.
O Instituto Selo Social executou a avaliação dos projetos junto à Comissão de Avaliação do Programa Selo Social, a qual é formada por membros de órgãos públicos, associações e entidades do terceiro setor.






