Blog do Prisco
Notícias - Lateral

João Amin propõe Plano Estadual de Esporte e Lazer

O deputado estadual João Amin (PP) apresentou Projeto de Lei que institui o Plano Estadual de Esporte e Lazer para o decênio 2016/2025. A proposta visa estabelecer políticas, diretrizes, programas, metas e estratégias, por meio de princípios de fomento que assegurem o processo de gestão contínua, democrática e participativa, além do pleno desenvolvimento do Esporte e Lazer no estado.

Resultado da convergência entre o Sistema Brasileiro do Desporto, o Sistema Nacional do Esporte, ambos do Ministério do Esporte, o Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, e o Sistema Estadual de Esporte de Santa Catarina, por meio de um planejamento integrado, descentralizado e sustentável, o PL tem entre suas principais diretrizes a priorização do esporte escolar; democratização e universalização do acesso à prática do esporte; desenvolvimento de infraestrutura esportiva e efetividade na aplicação dos recursos públicos.

João AminA proposta também direciona-se de modo a viabilizar a promoção do esporte de rendimento para projetar Santa Catarina como potência esportiva nacional e internacional, qualificar e aprimorar a gestão, estimular uma Política Estadual de formação contínua dos profissionais que atuam na área do Esporte e do Lazer e ainda promover a geração de trabalho e na cadeia produtiva do setor.

Para alcançar esses objetivos o projeto está condicionado aos seguintes eixos temáticos:
– Esporte Escolar, de Base e Inclusão Social;
– Esporte de Participação;

– Esporte de Alto Rendimento;
– Gestão, Governança, Financiamento e Legislação Esportiva;
– Formação, Capacitação e Valorização Profissional no Esporte e Lazer;
– Infraestrutura do Esporte e Lazer;
– Comunicação Social, Marketing e Economia do Esporte e Lazer;
– Ciência, Tecnologia e Inovação no Esporte; e
– Instituições e Parcerias Público-Privadas.

Em sua justificativa o parlamentar salienta a importância do esporte na vida da população, seja o esporte de alto rendimento ou o esporte recreativo. “Temos no esporte uma das mais eficientes ferramentas para desenvolver o ser humano, seja física ou mentalmente. O esporte também funciona muitas vezes para gerar uma fonte de renda e emprego e afastar jovens de atividades ilícitas”, destaca o parlamentar.

Ainda segundo ele, “temos encontrado grande dificuldade em desenvolver políticas públicas eficazes para fortalecer o esporte em Santa Catarina, seja pela falta de estrutura ou seja pela falta de incentivo estatal e este Projeto de Lei cria diretrizes para um desenvolvimento sustentável a curto, médio e longo prazo”.

Foto: Ag. Alesc, arquivo, divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina atinge marca histórica de menor desemprego dos últimos 13 anos

Redação

Candidatura de Carluxo por SC depende de fator nacional

Redação

Movimentação de cargas nos portos de SC cresce 5,2% no primeiro semestre de 2025

Redação