A cidade de Joinville foi confirmada como sede do 37º Congresso Nacional da Fenafim – Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais, que será realizado 2026. O anúncio da captação ocorreu durante a 36ª edição do evento, realizada esta semana em São Paulo (SP), e marca mais uma importante conquista para o calendário de eventos técnicos e corporativos de Joinville.
Em paralelo ao Congresso Nacional Fenafim será realizado o 4º CONCAAT – Congresso Catarinense de Administração Tributária, da Associação dos Fiscais e Auditores Tributários Municipais do Estado de Santa Catarina – AFAMESC.
Durante o encontro em São Paulo, o executivo do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), Giorgio Augusto Souza, fez um convite aos organizadores e participantes da Fenafim para conhecerem Joinville e exibiu um vídeo com os diferenciais da cidade para a realização de grandes eventos: infraestrutura completa, rede hoteleira e gastronomia diversificada, centros de convenções modernos, logística facilitada e uma agenda cultural e turística que valoriza a experiência dos visitantes.
“A escolha de Joinville reforça o posicionamento da cidade como um destino de destaque no turismo de negócios e eventos, segmento que movimenta a economia local e impulsiona setores como hospedagem, gastronomia, transporte e serviços”, comenta o executivo.
O secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, destaca que a confirmação do Congresso da FENAFIM em Joinville é resultado de um trabalho conjunto que une o poder público e a iniciativa privada em prol da promoção do destino. “Com o apoio da Secretaria da Fazenda, foi possível avançar no processo de captação de forma técnica. Cada evento captado representa mais oportunidades, visibilidade e desenvolvimento para a cidade e toda a região”, afirma.
O 37º Congresso Nacional da Fenafim reunirá auditores fiscais de todo o país, especialistas e gestores públicos para debater temas relacionados à administração tributária, finanças públicas e inovação na gestão fiscal municipal. Além da programação técnica, o evento deve incluir atividades culturais e experiências que valorizem a identidade e o acolhimento joinvilense.
A presidente da Fenafim, Márcia Zilá Longen , comenta que, em 2026, com a Reforma Tributária já em fase de implementação e seus primeiros desdobramentos já sentidos, passa a ser crucial o debate sobre os desafios e oportunidades desse marco histórico na legislação brasileira. “As discussões aprofundadas entre congressistas, gestores públicos, entidades representativas dos fiscos federal, estaduais e municipais e a sociedade em geral são vitais para a construção de uma nova realidade fiscal”, explica.
A participação no Congresso da Fenafim foi viabilizada por meio do convênio da Prefeitura de Joinville, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), com o JRCVB, e contou com o apoio da Secretaria da Fazenda do Município.





