Blog do Prisco
Destaques

Joinville sobe quatro posições e é a terceira cidade mais segura do país entre municípios com mais de 500 mil habitantes

Joinville foi reconhecida como a terceira cidade mais segura do Brasil entre municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes no Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil, divulgado pela MySide.

O índice representa uma melhora de quatro posições na lista, uma vez que no ano anterior a cidade foi considerada a sétima mais segura do país na mesma categoria.

O ranking da MySide dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Governo Federal, e do Censo do IBGE.

Desde 2021, a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública da Prefeitura de Joinville (Seprot) tem realizado uma série de investimentos e ações para deixar a cidade mais segura. Uma delas foi a instalação das mais de 2 mil câmeras de monitoramento do Programa Joinville Sempre Alerta. As imagens são compartilhadas entre as forças de segurança da cidade para auxiliar nas investigações e coibir o crime.

Outra ação importante foi a contratação, por meio de concurso público, de mais 88 agentes da Guarda Municipal, aumentando o efetivo da corporação para 120 agentes.

“Esta gestão tem o olhar voltado para a segurança do joinvilense. Não faltam apoio e investimentos nessa área. Outro fator muito importante é a união e o alinhamento que existe entre as forças de segurança, que faz toda a diferença. São forças trabalhando juntas com um objetivo só, que é termos uma cidade segura”, afirma Paulo Rogério Rigo, secretário de Proteção Civil e Segurança Pública.

Em conjunto com as demais forças de segurança da cidade, a Seprot realiza regularmente operações do Grupo de Ação de Ordem Pública (GAOP).

O grupo faz diferentes vistorias em locais como comércios de ferro-velho, imóveis abandonados, lojas de conveniência, pousadas e hospedarias e depósitos de recicláveis, com atuações também no combate à embriaguez no trânsito e ações voltadas à população em situação de rua.

O GAOP é coordenado pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, com os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Guarda Municipal, Detrans e Defesa Civil, além de contar com o apoio essencial das secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, Saúde e Infraestrutura.

Posts relacionados

Três cidades de SC no topo do ranking das mais seguras

Redação

Oktoberfest Blumenau reforça título de festa mais segura do Brasil

Redação

Jorginho critica foco do governo federal em desarmar o cidadão sem combater o crime

Redação