Blog do Prisco
Manchete

Justiça Federal determina cumprimento imediato de sentença que o Detran-SC insiste em ignorar

O desembargador federal Rogério Favreto, do TRF-4, com sede em Porto Alegre, concedeu agravo de instrumento pedido pela Associação dos Médicos e Psicólogos Peritos Examinadores de Santa Catarina (AMPSC), determinando que o Detran cumpra imediatamente sentença colegiada daquela corte. O acórdão publicado pelo tribunal, em 15 de outubro deste ano, suspende “todos os efeitos do Decreto Estadual 128/2019, do Edital 01/2019 e da Portaria 161/2019 e do processo de chamamento público para credenciamento de profissionais médicos e psicólogos peritos de trânsito para exames de aptidão física e psicológica dos candidatos à CNH, além de manter os atuais prestadores já credenciados junto ao Detran-SC,” assinalou Favreto em seu despacho. Salientando que os atos são flagrantemente ilegais e que o credenciamento de novos profissionais ocorreu de forma ilícita.

O texto do magistrado é claro, cristalino. Mesmo depois da sentença colegiada daquela corte, o órgão de trânsito catarinense insistiu em adotar outro entendimento. Por óbvio, que sem base no teor do despacho federal e sim visando a continuar atendendo interesses que não estão claros.

Com base nisso, a defesa da AMPSC, a cargo do renomado escritório Diogo Pitsíca e associados, entrou com o agravo de instrumento diante da “resistência do DETRAN à revogação das normas e atos inconstitucionais, tentando induzir interpretação isolada e equivocada de que a decisão da maioria desta Turma, ao manter os atuais prestadores, não teria dado provimento em maior extensão, mantendo-se exatamente o que havia decidido a Desª. Relatora, a qual restou vencida,” escreveu, ainda, o desembargador Favreto.

“Como nunca houve diálogo ou tratamento minimamente respeitoso por parte da direção do Detran, só esperamos, desejamos que a lei seja cumprida e que o sistema de concessão e renovação de CNH’s em Santa Catarina, que já está abalado, entre em colapso”, alerta o médico Fernando Vianna, presidente da AMPSC.

foto> Sandra Pereira, diretora do Detran – Flávio Tin/ND

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação