Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Lages capacita gestores e fiscais para modernizar fiscalização de obras públicas

Implantação do sistema govView amplia transparência, integra dados e aumenta o controle do uso dos recursos públicos no Município

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam), inicia um novo ciclo de modernização da gestão pública com a implantação do sistema govView, da Betha Sistemas, plataforma digital integrada voltada à gestão e fiscalização de obras e serviços de engenharia. O treinamento ocorre entre os dias 15 e 19 de dezembro de 2025, no Órion Parque Tecnológico, preparando os servidores para a utilização plena da ferramenta. O processo começa com a capacitação de gestores e fiscais de obras públicas, além de representantes dos setores de apoio, contabilidade, tesouraria e licitações.

A iniciativa tem como objetivo qualificar a fiscalização das obras públicas que a gestão da Prefeita Carmen Zanotto prioriza, assegurando o melhor uso dos recursos e garantindo maior transparência na aplicação do dinheiro público. “Estamos investindo em tecnologia e capacitação para garantir mais eficiência, transparência e responsabilidade com o dinheiro público. O cidadão ganha o poder de acompanhar, em tempo real, o andamento das obras e a aplicação dos recursos”, afirma a prefeita.

O sistema govView centraliza todo o ciclo de vida das obras públicas, desde o planejamento e a licitação até a execução, além da fiscalização e prestação de contas final. Entre os principais benefícios estão a unificação das informações, o fim da dispersão de dados entre diferentes setores, a agilidade nos processos e a emissão automática de relatórios gerenciais, que auxiliam gestores e fiscais na tomada de decisões e em ações corretivas.

Segundo o secretário do Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous, a plataforma fortalece o controle e a governança. “O govView permite uma fiscalização mais eficiente e padronizada, com dados integrados e acessíveis. Todos os responsáveis por cada etapa da obra deverão alimentar o sistema, o que aumenta a confiabilidade das informações e a transparência para a sociedade”, explica o secretário.

O projeto, conforme salienta o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, contribuirá para haver maior responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. “Ao investir na capacitação dos gestores e fiscais e na implantação do sistema govView, o governo municipal avança na modernização da fiscalização das obras e na entrega de resultados concretos à população de Lages”, afirma.

Com a adoção do novo sistema, Lages se alinha às melhores práticas de governança e controle social, ampliando a transparência ativa e permitindo que qualquer cidadão acompanhe os investimentos públicos em obras municipais. A expectativa é de que a ferramenta contribua diretamente para a melhoria da qualidade das obras e para uma gestão cada vez mais moderna e responsável.

Posts relacionados

Servidores recebem hoje 13º salário em parcela única e Prefeitura causa uma injeção perto de R$ 100 milhões na economia de Lages

Redação

Brusque inaugura sede da Secretaria de Transparência e Accountability

Redação

Prefeitura de Florianópolis garante selo ouro de transparência em avaliação nacional de 2025

Redação