Selo foi entregue pelo Governo do Estado à gestão municipal, através da prefeita Carmen Zanotto, pelo reconhecimento às boas práticas municipais, avanços na legislação e segurança jurídica de incentivo à ampliação do potencial do empreendedorismo local
A Prefeitura de Lages recebeu na noite desta quarta-feira (17 de dezembro), no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, junto ao Centro Administrativo de Santa Catarina em Florianópolis, o selo de Município Inovador. O título foi concedido pelo Governo do Estado a gestores municipais que vêm incentivando e fomentando o ecossistema da inovação catarinense.
A prefeita Carmen Zanotto destaca a importância do trabalho realizado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação em Lages, assim como o potencial do empreendedorismo local e a parceria do legislativo municipal. “Temos um ambiente propício para o crescimento de novas ideias e negócios. Além de um parque tecnológico na cidade e inúmeras empresas expressivas na área da tecnologia. Com legislações atualizadas e já regulamentadas conseguiremos avançar ainda mais, fortalecendo este protagonismo do setor com a gestão municipal”, destaca.
Também presentes no evento que reconheceu as boas práticas de Lages, estavam o secretário da Indústria, Comércio e Inovação, Joel Melo Junior; o vereador Castor, primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Lages, representando o legislativo municipal; e o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL), Jonathan da Silva.
Ao lado do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy e o coordenador do programa SC Mais Inovação, Adriano Rodrigues, entregaram os troféus a 203 municípios catarinenses. O resultado foi comemorado porque entre 2024 e 2025, o programa já percorreu as 21 microrregiões catarinenses, em mais de 1.700 visitas, somando mais de R$ 1 milhão em investimentos diretos em eventos e capacitações, além de R$ 1,5 milhão em cooperação técnica com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), segundo balanço do próprio governo catarinense, apresentado no evento.
Após avançar na construção de legislações municipais voltadas à inovação local, as prefeituras têm agora a missão de implementar práticas e projetos estratégicos na área. Atualmente, 69% dos municípios catarinenses já possuem cinco leis aprovadas ou em tramitação, contribuindo para que o SC Mais Inovação alcançasse, até o momento, 87% de adesão em todo o Estado.









