Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Lideranças da Acic são homenageadas pela Câmara Municipal

 

Presidente em exercício, Grasiela da Silva Moretto; a diretora executiva, Maria Julita Volpato Gomes; e a nucleada Cristiane Barata Búrigo receberam o Prêmio Mulher de Destaque Criciumense

 

A Câmara de Vereadores de Criciúma promoveu, nessa quinta-feira, 26, a Sessão Solene de concessão do Prêmio Mulher de Destaque Criciumense. Realizado na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), o evento reuniu autoridades, lideranças e a comunidade para reconhecer trajetórias femininas que contribuem diretamente para o desenvolvimento do município.

 

Entre as dez homenageadas da noite, três têm atuação direta na Acic: a presidente em exercício, Grasiela da Silva Moretto; a diretora executiva, Maria Julita Volpato Gomes; e a associada Cristiane Barata Búrigo, integrante do Núcleo da Mulher Empresária. A presença das três reforça o papel da entidade como espaço de formação de lideranças e articulação de iniciativas que impactam a economia e a sociedade.

 

“Recebo esse reconhecimento em meu nome e de todas aquelas que diariamente enfrentam inúmeros desafios pessoais e profissionais para construir uma vida melhor para sua família, abrindo oportunidades para a comunidade onde estão inseridas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e pleno da nossa região”, declara Grasiela.

 

Para a diretora executiva da entidade, a homenagem simboliza o reconhecimento de um movimento coletivo. “O sentimento é de gratidão ao Legislativo municipal por essa homenagem, que quero dividir com todas as pessoas que fizeram e fazem parte da minha jornada. A minha família, os amigos, os colegas de trabalho e todas as relações profissionais que estabelecemos ao longo dessa trajetória de vida. Nada se constrói sozinho”, destaca Maria Julita.

 

Cristiane também ressalta a capacidade de reinvenção feminina como motor de transformação. “Defendo que nunca é tarde para escrever um novo capítulo em nossas vidas. Nós, mulheres, vivemos nos reinventando e transformando desafios em novas histórias de sucesso”, afirma.

 

Iniciativa

 

A iniciativa da Câmara Municipal busca reconhecer e valorizar trajetórias femininas que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do município. A honraria contempla atuações nas áreas social, cultural, econômica, política e educativa.

“Valorizar essas trajetórias é valorizar o desenvolvimento da nossa cidade e reforçar a importância do protagonismo feminino na construção de uma sociedade mais justa”, entende o presidente do Legislativo, vereador Neto Uggioni.

 

A escolhida para falar em nome das homenageadas foi a desembargadora aposentada Salete Silva Sommariva. “Neste momento, represento dez mulheres guerreiras, dedicadas, estudiosas, que jamais se vergam diante de qualquer problema”, enfatizou. Também receberam o prêmio Camila Lapolli de Moraes, Eliete Rosa Milanese, Jessica Soares ColereMaria Inês da Rosa, Maristela Búrigo da Silva Bolan e Patrícia Vedana Marques.

“Ao sediar a cerimônia e contar com três representantes entre as homenageadas, a Acic reafirma seu papel como articuladora de conexões, promotora do desenvolvimento e espaço onde lideranças se formam e ganham projeção. A presença feminina crescente na entidade também reflete a evolução do ambiente empresarial, cada vez mais diverso, colaborativo e orientado para o futuro”, conclui Grasiela.

 

Saiba mais

 

Grasiela da Silva Moretto – CEO da Ufo Way Denim Brasil, tem atuação destacada no setor têxtil e de confecção no país. Atua como vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e integra a Câmara da Moda da Fiesc, contribuindo para a articulação entre indústria, inovação e mercado.

Na Acic, é vice-presidente e atualmente preside a entidade de forma interina, sendo a primeira mulher a assumir o cargo na história da Associação. Sua atuação está voltada ao fortalecimento do desenvolvimento regional, à representatividade empresarial e à construção de ambientes de liderança mais inclusivos e estratégicos.

 

Maria Julita Volpato Gomes – Economista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), construiu uma trajetória sólida na gestão institucional e na articulação entre universidade, setor produtivo e comunidade. Atuou por duas décadas na Unesc, onde foi pró-reitora de Administração e Finanças e diretora da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt).

Desde 2012, é diretora executiva da Acic, onde lidera a coordenação institucional e executiva da entidade, sendo peça-chave na consolidação de projetos, no fortalecimento do associativismo e na conexão entre lideranças empresariais e iniciativas de desenvolvimento regional.

 

Cristiane Barata Búrigo – Empresária e mentora estratégica, é formada em Tecnologia da Informação pela UFSC e possui mais de 40 anos de atuação em inovação e negócios. Foi pioneira na área de tecnologia em Criciúma, fundando, em 1995, o primeiro provedor de internet da cidade.

Tem forte vínculo histórico com a Acic, onde integrou a diretoria ainda na década de 1990, sendo uma das primeiras mulheres em posição de liderança. Participou da fundação da Câmara da Mulher Empresária e presidiu o grupo, liderando projetos de impacto social e empresarial. Atualmente, integra o Núcleo da Mulher Empresária, contribuindo para o fortalecimento do protagonismo feminino, da inovação e do desenvolvimento humano no ambiente associativista.