Blog do Prisco
Destaques

Lummertz assume Ministério do Turismo

O catarinense Vinícius Lummertz deixa a presidência da Embratur e assume, nesta terça, 10, o Ministério do Turismo. O competente trabalho à frente da empresa turística estatal, seu currículo técnico, o apoio fundamental do trade, e a intervenção de emedebistas como o governador Eduardo Moreira e o deputado federal Rogério Peninha Mendonça garantiram a cadeira ao catarinense. Havia resistências no Planalto, motivadas pelo comportamento da bancada federal do MDB Barriga-Verde em relação a Michel Temer. 

Aliás,  Pinho Moreira participará da cerimônia de posse de Lummertz e outros 10 novos ministros no Palácio do Planalto, em Brasília. O ato, marcado para as 15h, ocorre após as alterações do ministério do presidente da República, Michel Temer, tendo em vista que os titulares deixaram os cargos até o último sábado, 7, para disputar as eleições em outubro deste ano.

O afastamento diz respeito ao período de desincompatibilização do cargo ou função determinado pela lei eleitoral. Na última sexta-feira, 6, o governo publicou, no Diário Oficial da União, a exoneração de sete ministros. No entanto, outros ministros já haviam deixado os seus postos.

Na lista dos ministros exonerados estão: do Planejamento, Dyogo Oliveira; de Minas e Energias, Fernando Coelho Filho; do Meio Ambiente, José Sarney Filho; dos Esportes, Leonardo Picciani; do Turismo, Marx Beltrão; da Educação; Mendonça Filho; do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; da Saúde, Ricardo Barros; dos Transportes, Maurício Quintella; da Fazenda, Henrique Meirelles; e da Integração Nacional, Helder Barbalho.

MINISTROS DE SC

Considerando-se o período da redemocratização no Brasil, Santa Catarina tem o seguinte histórico de ministros antes de Vinícius Lummertz assumir o Turismo: Jorge Konder Bornhausen, ministro da Educação de José Sarney e Secretaria de Governo sob a batuta de Fernando Collor; Luiz Henrique da Silveira foi titular da Ciência e Tecnologia na administração de José Sarney; Dejandir Dalpasquale sob Itamar Franco; José Fritsch ocupou o Ministério da Pesca com Lula da Silva; Ideli Salvatti substituiu também esteve na Pesca, depois atuou na Secretaria de Governo e fechou sua participação na era Dilma Rousseff na Secretaria de Direitos Humanos. 

Foto>Embratur, arquivo, divulgação

Posts relacionados

Florianópolis apresenta nova marca em maior feira de turismo e negócios da América Latina

Redação

Bancada do Sul vai pedir audiência com governo federal para tratar do Morro dos Cavalos

Redação

Câmara de Jaraguá do Sul lança aplicativo inédito para aproximar comunidade e o legislativo

Redação