Iniciativa visa desafogar demanda por exames, consultas com especialistas e cirurgias eletivas na Amvali
O deputado estadual Antídio Lunelli fez um apelo ao governo do Estado para realização, com absoluta prioridade e em caráter de urgência, de um novo mutirão da saúde em Jaraguá do Sul, atendendo todos os municípios da Amvali. O parlamentar recebeu essa solicitação da Câmara de Vereadores de Jaraguá, em ofício assinado pelo presidente da Câmara, Luís Fernando Almeida.
A proposta, que teve a sua Indicação aprovada pela Alesc, tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento na rede pública e reduzir as filas de espera por consultas especializadas, exames e procedimentos cirúrgicos eletivos, pelo SUS.
O deputado destacou que Jaraguá do Sul já vivenciou uma experiência positiva com esse tipo de ação em 2022, quando um mutirão realizado entre julho e dezembro resultou em mais de 24 mil atendimentos, incluindo consultas, exames e pequenas cirurgias, com recursos provenientes do governo do Estado, de emendas parlamentares e do orçamento municipal. Os procedimentos foram realizados pelos Hospitais Jaraguá, São José e Santo Antônio, comprovando a viabilidade e efetividade da medida.
Atualmente, mais de 330 pacientes aguardam só por cirurgias de catarata na cidade, e, embora 180 já estejam agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde, ainda é necessária uma mobilização maior para atender à demanda reprimida.
“Saúde é prioridade. Essa é uma pauta urgente, que precisa do esforço conjunto do Estado e dos municípios para garantir dignidade e qualidade de vida à nossa população”, afirmou Lunelli. Ele também destacou que a solicitação reforça a importância da união de forças políticas em torno das demandas regionais e do fortalecimento do sistema público de saúde.