Empresários querem se recuperar do resultado de setembro e planejam reforço nas contratações, apesar das dificuldades para encontrar mão de obra
O setor de alimentação fora do lar em Santa Catarina está com boas expectativas para os últimos meses do ano. Segundo levantamento da Abrasel, 82% dos empreendedores catarinenses esperam ter alta no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. Para a maioria (43%), o aumento nas vendas deve ser de até 10%.
O otimismo dos empresários está relacionado às previsões de aumento do número de turistas no estado. Em Florianópolis são esperados 3 milhões de visitantes durante a Operação Verão 2025/2026, de 15 de novembro a 15 de maio. Já Balneário Camboriú prevê um aumento de 20 a 25% do público internacional na temporada. As projeções focam especialmente na vinda do turista argentino e chileno.
“Participamos recentemente na Feira Internacional de Turismo (FIT) em Buenos Aires para apresentar um pouco da diversidade gastronômica e do empreendedorismo de Santa Catarina, mostrando que nosso estado é um destino único. O retorno que tivemos durante o evento nos sinaliza uma grande temporada, principalmente somado a fatores como o aumento do número de voos. Serão 12 rotas ligando Santa Catarina a países da América do Sul, Caribe e Europa, sendo somente para Buenos Aires até 30 voos diários”, afirma Juliana Débastiani, presidente da Abrasel SC.
A pesquisa mostrou também que setembro foi um mês difícil para o setor, marcado pela alta da inflação e pelos efeitos da crise do metanol, que impactou especialmente a última semana do mês. No total, 33% das empresas catarinenses registraram prejuízo no mês passado, sendo que 31% dos empresários não conseguiram reajustar os preços do cardápio nos últimos 12 meses e 44% têm pagamentos em atraso.
Os números corroboram com os resultados do Índice Abrasel-Stone, que indicou uma queda de -7,6% no volume de vendas em Santa Catarina no último mês. “O movimento em setembro foi afetado por vários fatores externos, mas agora o setor já olha para o final de ano, esperando um resultado melhor. Nesta época, temos muitas confraternizações, o aumento no turismo e o pagamento do 13º salário, que tradicionalmente têm um impacto positivo para os bares e restaurantes”, afirma a presidente da Abrasel SC.
Reforço nas equipes
Com a expectativa de aumento no fluxo de clientes, 39% dos estabelecimentos no estado pretendem ampliar o quadro de funcionários, especialmente para cargos operacionais como auxiliares de cozinha, garçons e atendentes. Apesar disso, a maior parte dos empresários relata dificuldades para contratar, principalmente pela falta de interessados nas vagas e pela escassez de profissionais qualificados.





