Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Mais de mil crianças do Instituto Guga Kuerten são atendidas pelo Projeto Olhar Amigo, que já entregou gratuitamente 661 óculos para aqueles que têm dificuldade de visão

O Projeto Olhar Amigo, iniciativa que oferece atendimento oftalmológico gratuito a educandos do Instituto Guga Kuerten (IGK), encerra sua 8ª edição em novembro com um evento no Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF). A cerimônia reunirá crianças contempladas, a presidente do IGK, Alice Kuerten, e representantes das empresas parceiras. Criado em 2015, o projeto chega a uma década de história com resultados expressivos: 1.060 crianças atendidas e 661 óculos entregues.

A edição de 2025 começou em agosto, com a triagem de 232 educandos nos núcleos de Palhoça, Biguaçu e no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Após as triagens, os estudantes passam por consultas oftalmológicas com médicos do HOF. Aqueles que necessitam de correção visual escolhem uma armação oferecida pelas Óticas Carol e recebem óculos completos, com lentes fornecidas pela Repro Essilor Luxottica. Até 10 de novembro, todos os participantes já terão sido atendidos e, quando necessário, receberão seus óculos.

A ação social é feita graças à união de empresas do ramo que se juntaram para atender e suprir as necessidades da meninada com problemas de visão. A presidente do IGK, Alice Kuerten, reforça a importância da ação realizada dentro do Instituto: “As crianças podem apresentar dificuldades no processo de aprendizagem que podem ser da dificuldade de visão. Com essa ação, solucionamos o problema. É por isso que o projeto é de suma importância para ajudar nossos campeões da vida”.

No ano passado, foram realizadas 150 triagens, que resultaram em 110 novas lentes entregues. As ações foram suspensas em 2020 e 2021 devido à pandemia, sendo retomadas com força total nos anos seguintes.

Acesso e inclusão visual

O principal objetivo do Olhar Amigo é garantir que crianças e adolescentes do IGK tenham acesso gratuito a consultas oftalmológicas e óculos de grau, assegurando qualidade de vida e melhor desempenho escolar.

Para o oftalmologista Ernani Garcia, diretor técnico do Hospital de Olhos de Florianópolis e um dos profissionais envolvidos no projeto, cada edição reforça o impacto transformador da iniciativa: “É gratificante acolher esses jovens, que muitas vezes nunca tiveram a chance de passar por um especialista. Quando identificamos o problema e oferecemos a correção, não entregamos apenas um par de óculos, mas novas possibilidades para o futuro deles”, destaca.

Fotos: Divulgação Projeto Olhar Amigo

SERVIÇO:
O QUE? Evento de encerramento do Projeto Olhar Amigo 2025
QUANDO? 17 de novembro de 2025, às 18h
ONDE? Hospital de Olhos de Florianópolis