Blog do Prisco
Destaques Notícias - Lateral

Marcha a Brasília encerra com Leitura da Carta dos Prefeitos

A XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios encerrou nesta quinta-feira com a leitura e aprovação da Carta dos Prefeitos. O ato foi conduzido pelo Presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski (E). O prefeito de Chapecó e Presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), José Caramori, acompanhou o evento. O documento, que registra os principais acontecimentos do evento, destaca o debate com os partidos políticos sobre a Reforma Política.

CARAMORI CARTA“Realizou-se uma verdadeira sessão do Congresso Nacional na Marcha, com a presença dos presidentes das duas casas legislativas, dos líderes partidários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o presidente e o relator da Comissão Especial do Pacto Federativo, além de centenas de parlamentares”, afirma Ziulkoski.De acordo com Caramori, avanços foram conquistados ao longo da semana, mas ainda é possível progredir mais. “As diferentes edições da Marcha mostraram que é possível melhorar as condições financeiras dos municípios. Entre as conquistas já alcançadas estão, por exemplo, a lei que regula o Imposto sobre Serviços (ISS); o Salário Educação em 2004; além do aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2014. Com isso, o movimento municipalista vem se qualificando cada vez mais com a presença de um número maior de Prefeitos”, ressalta.

Reivindicações

A carta apresenta as nove principais reivindicações municipalistas deste ano. Assinada por Ziulkoski, o documento afirma que “os parlamentares assumiram o compromisso com a pauta legislativa dos Municípios composta por 17 iniciativas, em especial com o novo ISS; com o mecanismo de reajuste dos programas federais; o FPM anticíclico e a vedação de se criar despesas sem a clara fonte de recursos”.
Os programas de interesse dos Municípios relacionados aos Ministérios da Integração Nacional, do Meio Ambiente e da Saúde foram apresentados pelos respectivos Ministros. Além disso, o Poder Legislativo foi valorizado, em debate ocorrido na programação da Marcha.

A Marcha

Desde segunda-feira (28/05), a Capital Federal foi palco do maior evento municipalista mundial, e pelo menos oito mil municipalistas e convidados estiveram na Marcha este ano, o que representa recorde de público. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais gestores do poder local apresentaram suas reivindicações ao Poder Executivo, Judiciário de Legislativo.

Foto: divugalção

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação