Ao todo, 6,3 mil visitantes estiveram presentes no primeiro dia, e “desembarcaram” em uma vila portuguesa que remete ao passado, à tradição e à cultura de Itajaí, com forte ligação aos laços portugueses-açorianos.
Dentro do pavilhão principal, a festa ganha vida com bares que levam nomes de cidades icônicas de Portugal, como Lisboa e Coimbra. Esses espaços são pontos de encontro animados para apreciar bebidas e a boa gastronomia, acompanhados de muita música, e preços populares, como pratos a R$ 29,00.
São mais de 100 atrações programadas até o dia 19 de outubro, com apresentações de artistas regionais e bandas locais. Entre os destaques da primeira noite, a icônica banda itajaiense Incandescentes comandou o palco.
A cabeleireira Cleide Stenguele aproveitou o primeiro dia da Marejada para apreciar a festa e notou melhorias em relação à edição anterior. “Está bem diferente do ano passado. A decoração e a organização estão bem melhores. Tudo está mais bonito, mais acessível. Realmente parece que a gente está viajando para Portugal”, destacou.
Entre as novidades deste ano, um bondinho português cenográfico. O cenário foi cuidadosamente montado para ser “instagramável”, ideal para fotos, e conduz os visitantes até a área externa da vila. Ali, há espaço para gastronomia, apresentações culturais e recreação para todas as idades.
As grandes praças de alimentação foram revitalizadas, com nova identidade visual, e ganharam os nomes já tradicionais da festa, como Estaleiro Marejada e a tradicional Cabana do Pescador. Os espaços também reúnem sabores e o melhor da gastronomia, onde se pode provar uma autêntica sardinha na brasa, carro-chefe da festa.
O aposentado Aluísio Dantas estava na área externa e gostou do que viu. Para ele, é uma edição que realmente preenche as necessidades de Itajaí. “O visual está todo muito mais rebuscado, muito melhor do que nas edições anteriores. A festa voltou à sua originalidade. A origem da Marejada é portuguesa, e durante algum tempo perdemos essa vocação. Agora, estamos retornando às nossas raízes. Esta edição é, sem dúvidas, uma verdadeira festa portuguesa”, afirma.
Duas grandes atrações foram resgatadas: a presença da realeza da festa e o desfile, algo que não acontecia há mais de uma década. O cortejo da Marejada será feito no sábado (4), a partir das 16h, saindo das mediações do Colégio Anglo, na Beira Rio, até o Centroeventos.
A Marejada é um dos maiores eventos do calendário das festas de outubro de Santa Catarina. E ainda tem mais 17 dias pela frente.
Horários da festa:
- Segunda a quinta-feira: das 18h à 00h
- Sextas-feiras: das 18h à 01h30
- Sábados: das 11h à 01h30
- Domingos: das 11h à 00h
Contagem de público:
Ao todo, 16 câmeras foram utilizadas para a contagem e monitoramento do público, sendo quatro instaladas nas entradas do evento e outras 12 distribuídas pelos pavilhões. Além de contabilizar os visitantes, a tecnologia atua como reforço de segurança: em caso de ocorrência, o sistema direciona as informações diretamente para a Secretaria de Segurança Pública de Itajaí, Polícia Militar e Polícia Civil.