Blog do Prisco
Sem categoria

Medalha Anita Garibaldi para Jorge Bornhausen

O governador Raimundo Colombo (foto interna) entrega a medalha de mérito Anita Garibaldi, a maior condecoração oferecida pelo Governo do Estado, ao ex-governador Jorge Konder Bornhausen (foto de capa) nesta sexta-feira, 9. A cerimônia será realizada a partir das 10h, no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo, em Florianópolis.
Vice-governador e governador de Santa Catarina, senador por dois mandatos, ministro e embaixador foram alguns dos cargos ocupados por Jorge Konder Bornhausen.

raimundocolombo privatizaFilho do também ex-governador Irineu Bornhausen, Jorge Konder Bornhausen nasceu em 1º de outubro de 1937, no Rio de Janeiro. Foi vice-governador na gestão de Ivo Silveira, entre 1967 e 1971. Foi, ainda, presidente do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) e da Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina.
Assumiu o cargo de governador do Estado em 1979, com mandato até 1982. Nos anos seguintes, foi senador por Santa Catarina por dois mandatos e ministro da Educação e ministro chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República.

A medalha Anita Garibaldi
Criada em 1972 para condecorar aqueles que se destacam por serviços prestados ao Estado de Santa Catarina e ao Brasil, a medalha de mérito Anita Garibaldi é maior condecoração do Governo de Santa Catarina, levando o nome da heroína catarinense.
Já foram homenageadas com a medalha personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o ex-arcebispo da Catedral Metropolitana de Florianópolis, Murilo Krieger; o delegado Renato José Hendges e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.