Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Mel Casanova conquista Selo Arte com apoio do Sistema FAESC/SENAR e leva sabor de Santa Catarina para todo o Brasil

Acesse o vídeo: https://www.swisstransfer.com/d/cb214817-03a5-4871-a27b-93e95440fdc5

O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Água Doce celebram uma conquista histórica junto ao produtor Luciano Casanova de Salto Veloso, no Meio-Oeste: a concessão do Selo Arte para o Mel Casanova, agora apto para ser comercializado em todo o território nacional. A certificação é fruto de um trabalho conjunto que une dedicação familiar, assistência especializada e o fortalecimento da agroindústria regional.

A iniciativa é mais um marco da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que acompanha de perto o desenvolvimento de propriedades rurais em Santa Catarina. “Agora, todo o Brasil terá acesso ao mel Casanova, produzido por Luciano e sua família — um produto que já está na terceira geração. Graças à dedicação do produtor e ao apoio da ATeG, essa conquista se tornou realidade, abrindo novas possibilidades ao produtor e sua família”, frisou o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlos Palavro.

A história do Mel Casanova é marcada por tradição e visão de futuro. Em 2018, Luciano adquiriu as primeiras caixas de abelhas. Três anos depois, em 2021, decidiu investir em uma pequena estrutura para proteção de mel, com centrífuga, mesa de desoperculação. Nesse período, a parceria com o Sistema Faesc/Senar foi fortalecida com a chegada do técnico da ATeG, Mateus Pagliarini, que orientou o produtor em questões de manejo, legislação e melhorias para a agroindústria.

“O foco sempre foi pensar no futuro: buscar melhorias, qualidade e agregar valor à propriedade e ao nosso produto. Em agosto de 2024, com o apoio da ATeG, conseguimos o selo municipal. Em dezembro do mesmo ano, o técnico da ATeG, nos sugeriu trabalhar para conquistar o Selo Arte e, assim, vender nosso mel para todo o Brasil”, realçou o produtor.

Ele também destaca o apoio do técnico da ATeG Isaac, que o ajudou na parte prática: manejo, qualidade e desenvolvimento dos enxames. “Esse trabalho foi essencial para aumentar a produção e agregar ainda mais valor ao mel”.

DE SALTO VELOSO PARA O BRASIL

Em 2025, com o apoio contínuo da ATeG, a família Casanova obteve o tão sonhado Selo Arte. “Com isso, conseguimos agregar valor ao produto e conquistar novos mercados fora do município, levando a qualidade do nosso mel para todo o Brasil e fortalecendo a nossa marca”, comemorou Luciano.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo , a conquista do selo representa uma vitória não apenas ao produtor e sua família, mas também um avanço para o setor apícola e para o desenvolvimento da agroindústria familiar em Santa Catarina. “Seguimos firmes com o trabalho da Assistência Técnica e Gerencial para continuar contribuindo para transformar vidas e potencializar o campo em todo estado”.

ATEG EM SC

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/SC é uma das principais ferramentas de transformação no campo catarinense e, hoje, atende 11 cadeias produtivas: agroindústria, agroindústria apícola, apicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, fruticultura, maricultura, olericultura, ovinocultura de corte, piscicultura e turismo rural.

Desde que foi implantada em 2016 no estado, a ATeG promove o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais, levando inovação, gestão eficiente e resultados concretos para milhares de produtores.

O trabalho das equipes técnicas da ATeG é coordenado por Paula Coimbra Nunes , com o acompanhamento dos supervisores regionais do Senar/SC e o apoio estratégico do superintendente Gilmar Antonio Zanluchi , que destaca a relevância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura e pecuária no estado. “Acreditamos que investir em conhecimento técnico e gestão é o caminho para o campo crescer com sustentabilidade e competitividade”, completou o superintendente Zanluchi.

Paula complementa que a ATeG vai além de uma metodologia de assistência: é uma parceria com o produtor, que transforma desafios em oportunidades e fortalece os negócios das famílias rurais catarinenses. “É muito importante ressaltar o trabalho dos técnicos e supervisores técnicos nas propriedades. Eles atuam como agentes de transformação: acompanham de perto as famílias, identificam necessidades e propõem iniciativas que impulsionem a produtividade, a gestão e a qualidade de vida no meio rural”.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Posts relacionados

CNA e FAESC capacitam setor produtivo catarinense para o uso do Domicílio Judicial Eletrônico

Redação

FAESC destaca que aprovação do Projeto de Lei 1532/2025 é um avanço que assegura segurança jurídica ao setor 

Redação

Webinar da FAESC e Safras & Mercado destaca o cenário e as perspectivas do mercado de fertilizantes

Redação