Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Ministro e secretários de Administração debatem nova agenda da gestão pública em Florianópolis

Ministro e secretários de Administração debatem nova agenda da gestão pública em Florianópolis

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) realizará, nos dias 13 e 14 de agosto, a 98ª edição do seu fórum trimestral, desta vez, em Florianópolis (SC). A reunião acontecerá no Hotel Maria Mar e contará com a participação do Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger (foto); do Governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo; e dos secretários de Administração/Gestão de todo Brasil.

Anfitrião desta edição do Fórum, João Matos, secretário da Administração de SC, ressaltou a importância de conhecer e compartilhar experiências exitosas de boas práticas de gestão pública. Já a presidente do Consad, Alice Viana, destaca que a programação abordará alternativas estratégicas para fortificar a gestão pública brasileira. “Diante da atual conjuntura, caracterizada por uma dramática crise fiscal e financeira exige muito mais dos estados, pois não há como falar em desenvolvimento de políticas públicas e desenvolvimento do País, sem desenvolvimento econômico. Neste sentido o fortalecimento da cooperação entre os estados é um excelente mecanismo de otimização dos recursos públicos e de busca pela eficiência”, defendeu a também Secretária de Estado da Administração do
Pará.

mangabeira ungerPara o Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, uma solução para a crise vivenciada no Brasil é a construção de uma agenda nacional de gestão pública que atenda aos anseios dos governos federal, estadual e municipal. As diretrizes, que serão apresentadas durante o fórum, já estão sendo alinhadas entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com a contribuição do Consad. “Estamos em um momento de inflexão na história do País, que exige uma inovação institucional e
uma reorientação do caminho econômico e social”, argumentou o ministro.

SC – Exemplo a ser seguido

O Fórum Consad ainda irá compartilhar experiências de sucesso na gestão catarinense, como o modelo próprio do plano de saúde dos servidores estaduais: o SC Saúde, que atende 170 mil segurados, em uma rede de 6.283 prestadores de serviço. A diretoria regional dos Correios também irá relatar como a implantação de uma parceria em Santa Catarina rendeu economia aos cofres públicos. E na noite anterior da abertura do Fórum, o grupo de trabalho dos profissionais de comunicação irá conhecer a estratégia catarinense em novas mídias na palestra “Atuando em rede: case #SC”, que será feita por Guarany Pacheco, secretário adjunto da Comunicação do Governo do
Estado.

OUTROS TEMAS DO FÓRUM

Crise sem solução imediata
O consultor legislativo do Senado Federal, Marcos Mendes, acredita que a crise não é passageira e, caso o Governo Federal não tome providências em curto prazo, pode se alongar por mais de quatro anos. “O quadro não é muito animador. Hoje, as despesas estaduais estão muito altas e existe uma incapacidade de se levantar receitas. É preciso que se pense na qualidade do gasto público”, analisou.

Uma das soluções é que os estados firmem acordos mútuos com o governo, que revejam, por exemplo, a legislação com relação à Previdência Social, à paralisação de serviços públicos por greve e às despesas obrigatórias com programas governamentais. “Os incentivos para atrair empresas também já estão esgotados. Outros atrativos seriam as administrações estaduais melhorarem o serviço público, aumentando a produtividade e oferecendo um ambiente urbano adequado, com transporte, segurança e infraestrutura,”afirma Marcos Mendes.

Compras estaduais e aquisições eletrônicas
Em se tratando de contas públicas, a especialista sênior em Gestão Fiscal e Municipal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ana Lúcia Dezout, irá traçar um diagnóstico de como estão as compras públicas estaduais. Já o associado sênior em aquisições do banco, Edwin Tachlian, avaliará o funcionamento do sistema nacional de compras eletrônicas, com o uso de recursos do BID.

Programas federais
Outro destaque do encontro é a apresentação da Rede do Sistema de Convênio e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), pelo Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Lançada em abril e em execução no Acre, Distrito Federal, Paraíba, Sergipe e Tocantins, o programa beneficia o aumento do volume de recursos captados, reduz o tempo de liberação das verbas dos convênios e melhora o atendimento ao cidadão.

O Estado que manifestar a vontade de fazer parte do projeto deve assinar um acordo de cooperação técnica com o Ministério, que prevê, junto à Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a capacitação dos usuários do sistema. Na ocasião, também será divulgado o Programa Bem Mais Simples Brasil, pelo Secretário-Executivo da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Constantino de Bastos Júnior.

Serviço
98º Fórum Consad
13 e 14 de agosto | Hotel Maria Mar | Florianópolis (SC)
PROGRAMAÇÃO DO 98º FÓRUM NACIONAL

Dia 13, quinta-feira
9 horas – Solenidade de Abertura.
Presenças do governador do Estado, Raimundo Colombo, e do ministro chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da
República, Roberto Mangabeira Unger.

10h – Crise e ajuste fiscal nos Estados
Marcos Mendes, Consultor Legislativo do Senado

11h20 – Programa Bem Mais Simples Brasil
Constantino de Bastos Júnior, secretário executivo da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República
Rede Sincov – Situação dos Estados quanto às transferências voluntárias
Cristiano Rocha Heckert, Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MPOG

14h30 – Modelo de gestão própria do SC Saúde – plano de saúde do servidores do Estado de Santa Catarina
Maria Aparecida dos Santos, Gerente do Serviço de Saúde da Administração SC

15h – Agenda Nacional de Gestão Pública
Ministro chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger

16h50 – Apresentação dos Correios – Experiência implantada em SC

17h30 – VII Congresso Consad – realização e resultados
Alice Viana Soares Monteiro, presidente Consad
Iracy Gomes Nunes, secretário-executiva do Consad

18h – Encerramento das atividades do dia

Dia 14, sexta-feira
9h30 – Compras Públicas
Diagnóstico sobre compras públicas estaduais – resultados, análises e próximos passos
Ana Lúcia Paiva Dezout, especialista sênior em gestão fiscal e municipal do BID
Sistemas Nacionais – compras eletrônicas e uso dos recursos do BID
Edwin Tachlian associado sênior em Aquisições FMP/CBR
Programa de Capacitação
Carlos Henrique de Azevedo Moreira, diretor geral adjunto ENAP

10h10 – Planejamento Estratégico Consad
Humberto Falcão, diretor do Instituto Publix

11h10 – Agenda Administrativa Consad

12h – Encerramento

Foto: arquivo, divulgação

Posts relacionados

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Com incentivo do Governo do Estado, produtor catarinense pode ter financiamento com juro zero no Plano Safra

Redação

Conexão entre Jorginho e Bolsonaro

Redação