Blog do Prisco
Destaques

Missão internacional resulta em perspectivas de soluções tecnológicas aplicáveis em BC

Vice-prefeito Nilson Probst representou o município em agenda na China

O vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst, retornou à cidade nesta semana, após nove dias na China. Probst representou o município na comitiva formada também por outras lideranças da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), que partiu para a Ásia com o objetivo de buscar referências nas áreas de tecnologia, inovação e desenvolvimento urbano aplicáveis nas cidades.

As agendas técnicas institucionais incluíram visitas a importantes centros econômicos chineses, como Guangzhou, Hong Kong e Shenzhen. Entre os locais visitados, estiveram o Guangzhou Urban Planning Exhibition Center, um dos principais espaços de planejamento urbano da China, e o Sanding Smart City Center, referência global em Internet das Coisas (IoT), integração de dados e gestão urbana inteligente.

Já na sede da BYD, um dos maiores grupos mundiais em mobilidade elétrica e energia limpa, foram apresentadas tecnologias de ponta e discutidos processos de inovação que têm impulsionado a expansão global da empresa.

Probst e os demais participantes também visitaram a United Aircraft Technology, referência mundial em aeronaves não tripuladas e soluções inteligentes aplicadas a áreas como segurança pública, logística, patrulhamento de fronteiras, inspeção de infraestruturas, resposta a emergências e agricultura de precisão. A empresa apresentou tecnologias baseadas em inteligência artificial e automação, amplamente utilizadas na China.

Durante a missão, a comitiva conheceu de perto soluções avançadas em mobilidade elétrica, transporte inteligente, urbanismo sustentável e modelos de gestão aplicados nas principais cidades chinesas. A viagem proporcionou acesso direto a empresas e centros tecnológicos de referência mundial, fortalecendo conexões que podem gerar futuros investimentos, parcerias e melhorias para os serviços públicos.

Com o retorno ao Brasil, inicia-se agora a fase de análise e encaminhamento das propostas estudadas durante a missão, sempre com foco em soluções práticas e aplicáveis à realidade de Balneário Camboriú.

“Acabamos conhecendo sistemas de inovações a serem aplicados nas nossas administrações, sistemas de segurança, de administração, enfim, vários sistemas que podem ser utilizados diariamente na administração pública. Tivemos uma relação muito boa entre empresários que demonstraram a vontade de sair da China, de instalar suas filiais na região do Brasil e especificamente aqui na região de Santa Catarina, por conhecerem através de informações que a nossa região realmente está muito à frente das demais. Isso também trará emprego e renda para a nossa região”, salienta o vice-prefeito.

A iniciativa foi promovida pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), com parceria institucional da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI (CIM-AMFRI), que custeou a viagem.

Além do vice-prefeito, a comitiva contou com a participação dos prefeitos Robison Coelho (Itajaí), Tiago Baltt (Balneário Piçarras), Joel José Soares (Ilhota), Leonel Pavan (Camboriú), Libardoni Fronza (Navegantes) e Tiago Maciel Baltt (Balneário Piçarras).

Posts relacionados

Scretaria de Obras Móvel atende no Centro nesta semana

Redação

Vereador Kaká Fernandes protocola projeto que cria Programa Municipal de Jardins Neurossensoriais em Balneário Camboriú

Redação

Prefeitura oferece aulas gratuitas de inglês

Redação