Manchete

“Não se trata só de gargalo econômico, trata-se de vidas”, diz Tramontin sobre BR-470

A BR-470 – tema de uma das maiores preocupações dos moradores do Vale do Itajaí – é também uma prioridade do candidato a governador de Santa Catarina pelo Partido Novo, Odair Tramontin. Em mais um debate promovido pela imprensa, desta vez em Rio do Sul, o promotor de Justiça, que mora em Blumenau e conhece a realidade da região, apresentou propostas para esse antigo problema.

“Para nós aqui do Vale do Itajaí soa muito profundo esse absoluto abandono dessa rodovia que em 20 anos matou 2 mil pessoas. Não se trata só de gargalo econômico, trata-se de vidas. Então nós temos esse compromisso do governador ser o líder, ser o aglutinador das resoluções para este problema. Nós vamos priorizar esse projeto junto ao Governo Federal e, se necessário for, faremos concessão para a iniciativa privada”, declarou.

Profissionalização da gestão

O modelo de gestão do estado voltou a ser questionado por Tramontin, que defendeu uma completa mudança no estilo de governança. “Nós estabelecemos o critério básico de pessoas certas nos lugares certos. Queremos profissionalizar a gestão, ou seja, contratar os secretários, comissionados, por processo seletivo, pelo currículo. E não pelo tradicional modelo, que comprovadamente não tem dado certo, de indicações políticas, de partilhamento, de negociações feitas inclusive na fase da pré-campanha quando os partidos se coligam”, disse.

Tramontin citou o exemplo da cidade de Joinville, onde o prefeito Adriano Silva, também do Partido Novo, governa de um jeito diferente. “Os cerca de 500 cargos comissionados foram contratados após análise de 20 mil currículos. Em pouco mais de um ano e meio, encontramos resultados que contagiaram positivamente em Joinville. Então o nosso foco é gestão: profissionais na política substituindo os políticos profissionais”, declarou.

Saúde

Na área da saúde, Tramontin apresentou um modelo de valorização dos hospitais filantrópicos. “Queremos ampliar a política hospitalar catarinense, valorizar os hospitais filantrópicos que têm uma capacidade instalada, têm tradição de bons serviços e – sobretudo – porque prestam serviços de efetiva resolução nas cidades em que atuam. Vamos aproveitar aquilo que já existe e entregar saúde de qualidade a todos os catarinenses”, explicou.

Segurança pública

Ao responder uma pergunta da comunidade, Tramontin falou sobre suas propostas para a segurança pública. “Eu sou promotor de Justiça, trabalho na área e conheço profundamente os problemas de segurança pública. Primeiro: dotar os pequenos municípios da quantidade de policiais necessários. Nós temos hoje muito menos policiais que tínhamos há 20 anos. Vamos aumentar o efetivo, trabalhar com policiamento ostensivo, que resguarde os catarinenses dos malfeitos dos bandidos que eu persigo com determinação”, finalizou.

Sair da versão mobile