Blog do Prisco
Destaques

No Ano Internacional das Cooperativas, a força de Santa Catarina

O produtores rurais Giovani e Claudete (e), o empresário Alex e o casal Maria Aparecida e Francisco; exemplos de cooperados espalhados por SC

FOTO: Rodrigo Correa/Agência AL

 

No Oeste, o casal Claudete e Giovani cria 2,6 mil suínos, cuja carne será vendida mundo afora. Em outro ponto do estado, no Sul, o empresário Alex fabrica piscinas para todo o Brasil. Já no Vale do Itajaí, o casal Maria Aparecida e Francisco faz compras na maior rede supermercadista de Blumenau.

O que essas pessoas, de regiões tão diferentes, têm em comum? Elas são alguns dos quase 4,7 milhões de catarinenses fazem parte de uma cooperativa, segundo dados da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). Considerando-se o total da população do estado, é possível afirmar que 6 em cada 10 catarinenses estão associados a uma cooperativa.

Clique aqui e confira o conteúdo completo do especial sobre o cooperativismo em Santa Catarina

Vanir Zanatta, presidente da Ocesc. FOTO: Rodrigo Correa/Agência AL

Vanir Zanatta, presidente da Ocesc. FOTO: Rodrigo Correa/Agência AL

“Santa Catarina é o estado mais cooperativista do Brasil”, afirma o presidente da Ocesc, Vanir Zanatta.

Conforme a organização, o cooperativismo surgiu em Santa Catarina há mais de 130 anos e se transformou em um modelo de negócios bem-sucedido que movimentou, só no ano passado, R$ 91,2 bilhões. Como comparação, o orçamento do Estado, responsável pelo custeio de toda a máquina pública estadual, foi projetado em R$ 52,9 bi em 2024.

As cooperativas respondem por cerca de 30% do PIB catarinense e por 70% das vendas do estado no exterior, graças principalmente ao ramo agropecuário. Além do impacto na economia estadual, desempenham um papel importante na área social e cultural.

“O cooperativismo é feito de pessoas que se unem para tentar resolver um problema, e aqui em Santa Catarina, ele encontrou um terreno fértil para prosperar, consolidando-se como força estruturante da economia estadual e revelando-se experiência exemplar de prosperidade, inclusão e solidariedade. Tornou-se parte indissociável da identidade catarinense, expressando vocações para o trabalho, a inovação e o empreendimento”, afirma o presidente da Ocesc.

Especial
2025 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Cooperativas. Para marcar a data, a Comunicação da Alesc veicula no decorrer deste mês uma série de reportagens sobre o assunto.

Na primeira parte do especial, você confere a força do ramo agropecuário e a participação da Alesc. Nas próximas semanas, o destaque será para as cooperativas de eletricidade, de consumo e de crédito.

A TVAL também produziu os podcasts “Voz Cooperativa”, que conecta o público às histórias, conquistas e desafios do cooperativismo em Santa Catarina. No primeiro episódio, participam o deputado José Milton Scheffer (PP), coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop-SC), e o presidente da Ocesc, Vanir Zanatta.

A íntegra das reportagens e do podcast está disponível na Seção Especiais da Agência AL.

Posts relacionados

Oeste de SC concentra 70% das exportações do estado com força do cooperativismo

Redação

Turismo internacional em SC cresce mais que no Rio de Janeiro e a média do Brasil

Redação

TVAL apresenta nova programação para bem informar o catarinense

Redação