Em uma noite marcada por reconhecimento, o Legislativo de Nova Veneza promoveu, na quinta-feira, 31, uma Sessão Solene em homenagem aos 134 anos da Colônia Italiana de Nova Veneza e aos 150 anos da Imigração Italiana em Santa Catarina. O evento reuniu representantes de entidades culturais, autoridades e a comunidade para celebrar a herança italiana que moldou a identidade do município.
A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Elton Nuernberg, com a presença da prefeita Ângela Ghislandi, do vice-prefeito Edésio Spilere, dos vereadores da 18ª Legislatura e dos representantes das cidades que originalmente integravam a antiga Colônia de Nova Veneza (Criciúma, Urussanga, Siderópolis, Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso), o que reforçou a dimensão regional do ato.
Como forma de reconhecimento, a Câmara prestou homenagens a entidades culturais e institucionais que preservam as tradições italianas no município, entre elas:
Associação Neoveneziana de Turismo (ANET)
Circolo Vicentino de Nova Veneza e Região
COMVESC
Coral do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio
Coral Infantojuvenil Os Pequenos Peregrinos
Coral Peregrinos da Montanha
Coral São Marcos
Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza
Grupo Musical Eco di Venécia
Grupo Musical Roba di Ciodi
Grupo Fogletin della Montagna
Também foi oficialmente homenageado Márcio Fumagalli, Cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana, honraria concedida pelo Presidente da Itália em reconhecimento à sua atuação na valorização da cultura italiana no Brasil.
A cerimônia foi embalada pelas apresentações dos corais Os Pequenos Peregrinos, Peregrinos da Montanha e São Marcos, que interpretaram o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Nova Veneza e o Hino Italiano. O encerramento ficou por conta do Coral do Santuário, com a canção festiva “I Cieli Narrano”.
A prefeita Ângela Ghislandi, que ao longo dos anos integrou e colaborou com algumas das entidades homenageadas, destacou em seu pronunciamento a importância de manter viva a tradição e a memória cultural. Em parte de seu discurso, em italiano, ela agradecendo aos presentes por manterem viva a cultura italiana na cidade.
O presidente da Câmara, Elton Nuernberg, afirmou que a sessão foi um reconhecimento coletivo. “Celebramos o trabalho, a fé e a cultura daqueles que fundaram e fizeram crescer Nova Veneza. Esta homenagem é um agradecimento às gerações que nos permitiram preservar um pedaço vivo da Itália em Santa Catarina”, falou.





