Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Entidades hospitalares viabilizam primeira operação de crédito com teto de até R$ 15 milhões em SC

Parceria inédita entre BRDE, Sicoob e AHESC e FHESC, amplia o acesso a recursos para instituições filantrópicas catarinenses

A Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC) e a Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (FHESC) firmaram com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Sicoob Multicredi, primeiro contrato originado a partir do Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições. A assinatura ocorreu nesta semana durante o Jantar Comemorativo do Troféu Empreendedor Willy Sievert 2025, em Blumenau.
A parceria permite acesso facilitado a crédito com teto de até R$ 15 milhões para investimentos em infraestrutura, inovação e qualificação dos serviços prestados pelos hospitais associados às entidades. A Renal Vida, hospital associado às entidades, foi a primeira beneficiada com a linha de crédito diferenciada oferecida por meio do acordo, que visa fortalecer a sustentabilidade das instituições filantrópicas catarinenses que atuam no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente, os hospitais filantrópicos são responsáveis por mais de 70% das cirurgias eletivas realizadas no estado, além de 65% dos atendimentos em áreas de alta complexidade como Oncologia, Neurocirurgia, Cardiologia e Ortopedia. “Essa parceria é fundamental porque fortalece a sustentabilidade dos hospitais catarinenses. Estamos garantindo que essas instituições possam investir em infraestrutura, tecnologia e qualificação dos serviços, beneficiando diretamente a população que depende do SUS”, afirma o presidente da AHESC, Maurício José Souto-Maior.
“O número de hospitais filantrópicos no nosso Estado é grande e eles são um braço importante da Secretaria de Saúde, principalmente na realização de cirurgias eletivas. Essa iniciativa fortalece o cooperativismo de crédito catarinense e o avanço dos investimentos sustentáveis na saúde pública estadual”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
A presidente da FHESC, Irmã Neusa Luiz da Silva, acredita que a parceria é um passo a mais para a garantia da excelência e o cuidado humanizado. “Esse apoio financeiro é, acima de tudo, um reconhecimento à importância social das instituições filantrópicas. Sustentabilidade é garantir que o cuidado com a vida continue chegando a quem mais precisa, com dignidade, qualidade e humanidade”, ressalta.
O diretor executivo da AHESC e FHESC, Alciomar Marin, enfatiza o papel estratégico do acordo para o futuro do setor. “Essa primeira operação representa um marco concreto da nossa atuação conjunta em prol da saúde pública catarinense. O objetivo é ampliar o acesso a soluções financeiras inteligentes, que reforcem a produtividade, a resolutividade e a permanência dessas instituições como protagonistas no atendimento ao SUS”, destaca
Além da formalização do contrato, a noite também foi marcada pela homenagem ao diretor da Renal Vida, Tarcísio Steffen, que recebeu o Troféu Empreendedor Willy Sievert 2025 – reconhecimento ao seu trabalho de liderança e inovação na área da saúde.

Posts relacionados

Com apoio da Prefeitura, Hospital Universitário da Furb amplia atendimento gratuito em Blumenau ainda este ano

Redação

Joinville estreia cirurgias de coluna por vídeo no SUS

Redação

BRDE lança linha emergencial de crédito para exportadores catarinenses impactados por sobretaxa dos Estados Unidos

Redação