Blog do Prisco
Destaques

Obra da Marina da Beira-mar Norte deve gerar mais de 2000 mil empregos na Capital

Assinatura do licenciamento ambiental e alvará de construção ocorreu nesta segunda-feira, 09, no Trapiche; conheça detalhes do projeto

Depois de conquistar todas as licenças necessárias para início da obra, na manhã desta segunda-feira, 09, foram realizadas as assinaturas oficiais da licença ambiental e do alvará de construção do Parque Urbano e Marina da Beira-mar Norte, em cerimônia com a presença do prefeito da Capital, Topázio Neto, e do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. A obra, que vai transformar o cenário do lazer e turismo na cidade, além de qualificar a estrutura náutica, deve ser responsável também pela geração de emprego e renda para mais de 2 mil pessoas, de forma direta ou indireta.

A previsão é de que as intervenções para implementação iniciem ainda no primeiro semestre. “Essa é uma estrutura que vai ditar novos rumos para a cidade como um todo. Precisamos sempre considerar o impacto positivo e em cadeia que equipamentos como esse tem potencial de gerar, desde sua construção, ao pleno uso pelas pessoas lá na frente. Serão gerados empregos, novos serviços. É uma obra que coloca Florianópolis em outro patamar, resultados que já vimos em projetos de sucesso como o novo aeroporto, um espaço que se tornou referência e movimenta diferentes setores”, reflete o prefeito Topázio Neto.

Com um conceito contemporâneo e integrado à paisagem urbana e natural, o projeto prevê a criação de um parque urbano de grande porte, dividido em três setores, com aproximadamente 140 mil metros quadrados de área, reunindo espaços de lazer, convivência e uso público, além da marina, naquela que será a maior transformação da região central da cidade desde o início do aterro para a implantação da Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, nos anos 1960. A área total de concessão é de 440 mil metros quadrados.

“Estamos trabalhando para entregar um empreendimento inovador, totalmente dentro da legislação e que será um grande marco para nossa capital e também ao estado de Santa Catarina. É uma obra grandiosa, com foco nas pessoas, que tem tudo para ser um sucesso e proporcionar grandes experiências à população”, destaca o governador Jorginho Mello.

Na área pública destinada ao lazer serão construídos playgrounds, novas academias ao ar livre, pista de esportes radicais em padrão olímpico, quadras recreativas e de areia, quiosques, arquibancadas, rampa náutica de uso público, gramados para usos diversos, esportes de mesa e espelho d’água interativo e transformação do atual espaço destinados aos carros em novos espaços de lazer, esportes e convivência. A Marina contará ainda com equipamentos com foco em serviços, gastronomia e entretenimento.

Para as embarcações, estão previstas mais de 600 vagas para aportar, em um área de espelho d ‘água de 300 mil metros quadrados. Parte delas será destinada ao uso e acesso público. Outro montante, de 562 vagas, vai integrar a modalidade privada. “Em um mesmo espaço, vamos centralizar atividades de transporte marítimo, equipamentos de lazer e serviços, fazendo com que o local se torne um lugar onde as coisas acontecem e se integram na cidade, atendendo a todos os públicos. O diferencial está na geografia, uma vez que essas atividades vão estar disponíveis perto e de frente para a baía, um desejo antigo de aproximação”, comenta Topázio.

Levando em conta a mobilidade urbana, está prevista ainda a reforma do trapiche existente, que vai receber vagas para o uso público, tanto das instituições quanto da população e como modal de transporte público, ligando a mobilidade terrestre à náutica. Ainda em relação à mobilidade urbana, além do apoio ao transporte náutico, o projeto prevê bolsões de paradas para ônibus de turismo, embarque e desembarque, novos pontos de ônibus e uma adaptação da marginal de acesso para futura inserção do sistema de BRT.

O investimento é privado e da ordem de R$ 350 milhões, e será feito pela empresa JL Construções, de Cascavel (PR) escolhida através de licitação e a quem caberá explorar o parque através de cessão de uso por 35 anos. Já o prazo para entrega da primeira etapa das obras (aterro, principais equipamentos públicos e jardinagem) será de dois anos e meio, e de mais um ano e meio para concluir a marina em si, totalizando quatro anos.

A cerimônia desta segunda contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Julio Garcia, do ex-ministro de Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, o presidente da JL Construtora, João Luiz Feliz, além de demais autoridades de diferentes âmbitos que trabalharam para que este projeto saísse do papel.

Perfil dos setores do projeto

Atualmente, as atividades que acontecem no local ocorrem de forma linear, por conta do formato da orla, sendo utilizado majoritariamente para caminhadas e exercícios físicos. No novo espaço, o objetivo é ampliar a diversidade de atividades possíveis, apostando assim na fruição pública. A estratégia deve aumentar o fluxo de pessoas e transformar a região em uma área de uso ativo e constante, tornando-se presente na memória afetiva da cidade.

Setor A – Serão concentradas as atividades de uso público marítimo, com rampa náutica e trapiche, além de espaços verdes, arquibancadas, playground, academia e o edifício C com comércio e serviços públicos para apoio às áreas de lazer.

Setor B – Sediará grande parte dos equipamentos urbanos de lazer, que somarão mais de 50% de todas as áreas projetadas para o uso público, sendo esta área mais destinada à prática de esportes e contando com uma edificação (B) de apoio. Além disso, ficará também nesse setor a área técnica náutica, onde ficarão as vagas secas que cobrem a Unidade de Recuperação Ambiental (URA) da CASAN mantida dentro do parque.

Setor C – É a junção de duas praças que abraçam o edifício principal (A), a Praça da Cidade, que servirá de acesso principal ao parque, e a Praça do Mar, entre o edifício e o mar, que dará acesso ao quebra mar flutuante e possibilitará a prática da pesca artesanal, além de contemplar dois playgrounds e um pet place.

Posts relacionados

Lealdade sem reciprocidade

Redação

Governador prestigia posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Redação

Governo do Estado garante óleo diesel mais barato para embarcações pesqueiras de Santa Catarina

Redação