O governador Jorginho Mello lançou, em Joaçaba, o Programa Estrada Boa Rural. O auditório da Unoesc estava abarrotado de lideranças. O número de prefeitos foi bastante expressivo: nada mais, nada menos do que 202 dos 295 prefeitos catarinenses. E ainda, 114 vice-prefeitos estiveram no local. Considerando os titulares, mais de dois terços marcaram presença. O programa é uma extensão do Estrada Boa, lançado pelo governo e que está revolucionando a situação das rodovias estaduais de Santa Catarina.
Segundo o levantamento da FIESC e da FETRANSESC, realizado no início de 2023, 73% das SCs estavam em situação crítica, consideradas em estado péssimo ou ruim. Hoje, a mesma avaliação é de 80% entre bom e ótimo. Isso foi possível graças ao investimento bilionário da administração estadual.
Empolgação
Agora, o foco se volta para o campo, o que é, sem dúvida nenhuma, uma abertura que entusiasma muito o produtor rural, o agronegócio, a agroindústria e a pecuária.
Semestral
O planejamento é no sentido de que as estradas vicinais sejam pavimentadas por etapas. Duas por município. Cada prefeito escolherá uma agora neste segundo semestre de 2025 e a outra no primeiro semestre de 2026.
Todo ouvido
O prefeito se reunirá com suas lideranças, com a comunidade, e definirá as obras que irá priorizar.
Mamão com açúcar
O Estado banca 50%. Através de um convênio simplificado, o dinheiro é transferido diretamente para a prefeitura.
Juro zero
A administração municipal que tiver condições financeiras integraliza os outros 50%. As que não tiverem essa condição, buscarão recursos no BRDE e no Badesc a juro zero. Isso porque o percentual de juros bancários será pago pela administração estadual.
Carência
E com um detalhe: o pagamento desses outros 50% para bancar a obra será num período de cinco anos, com um ano de carência e quatro para quitar o débito em parcelas mensais.
Via produtiva
Agora foi estabelecida uma exigência: para receber o asfalto, a estrada necessariamente tem que escoar a produção agrícola do município.
Cartão de visitas
De modo que não resta a menor dúvida de que o programa Estrada Boa, agora com seu desdobramento Estrada Boa Rural, tem tudo para ser o carro-chefe administrativo de Jorginho Mello na busca pela reeleição em 2026. Na campanha de 2022, ele falou em universidade gratuita, em avançar na questão das cirurgias eletivas e por aí vai.
Asfalto novo
Mas o Estrada Boa será o programa que tem tudo para impulsionar o seu projeto de recondução. Vale destacar, ainda, a figura do secretário Jerry Comper, deputado estadual do MDB, um parceiro de Jorginho que, em momento algum, teve seu trabalho questionado.
Ponta firme
Tanto é verdade que a Infraestrutura é uma das poucas secretarias onde mudanças não foram realizadas nesses dois primeiros anos e meio do governo Jorginho Mello.