Gaeco do MPSC cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e realizou uma prisão em flagrante. Envolvidos atuavam de forma coordenada para a prática de delitos.
Na manhã desta quinta-feira (19/02), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em apoio à 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São João Batista, deflagrou a Operação Entre Pátios, que busca desarticular um grupo investigado por atuar no comando do tráfico de drogas no município.
A ação é resultado de um procedimento que iniciou com a apuração de um homicídio qualificado e destruição de cadáver ocorridos em maio de 2025.
Durante as investigações, a análise técnica dos celulares apreendidos no cumprimento dos mandados de prisão temporária permitiu identificar a prática de outros crimes, com a participação de novos envolvidos, incluindo tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e atuação em organização criminosa.
Em cumprimento às ordens judiciais expedidas pela Vara Estadual de Organizações Criminosas, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, todos em São João Batista. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
Além do tráfico de drogas, as apurações apontam que os suspeitos também estariam envolvidos com porte ilegal de arma de fogo, associação para o tráfico e possível vínculo com organização criminosa.
Os elementos reunidos indicam atuação coordenada, com estrutura hierarquizada, logística definida e comunicação codificada – características típicas de organização criminosa.
Durante a Operação Entre Pátios, foram apreendidos, além de uma espingarda, equipamentos eletrônicos que serão analisados e podem reforçar a comprovação da dinâmica delitiva.
As investigações seguem sob sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas conforme a publicidade dos autos.
Operação Entre Pátios


A operação “Entre Pátios” foi nomeada devido à ligação entre os terrenos dos investigados, onde portões nos fundos facilitam a comunicação e a movimentação ilegal entre as propriedades.
O GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.






