Blog do Prisco
Manchete

Oportunidades de crédito são caminho para competitividade de micro, pequenas e médias

Evento promovido pela FIESC nesta terça (6) reuniu representantes da Federação, da CNI, do Sebrae e da indústria de SC para tratar de linhas de financiamento e ações para o fortalecimento dos mercados

Iniciativas para as empresas terem acesso ao crédito, se consolidarem no mercado e aumentarem a competitividade estiveram em debate em reunião on-line da Câmara da Micro, Pequena e Média Indústria da FIESC, nesta terça-feira (6). 

No encontro, foram apresentadas as oportunidades oferecidas pelo Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC). “Nosso objetivo com o NAC é trazer informação de qualidade para a empresa identificar onde obter a melhor linha de crédito, e auxiliar nos processos decisivos para conseguir o financiamento. Ajudamos também na questão do tempo, porque sabemos que ele também é um fator decisivo, especialmente em momentos como da crise”, destaca o gerente de política industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), João Emílio Gonçalves.

Elaboração de cartilhas sobre financiamento, atendimento especializado e atuação junto ao BNDES, além de parcerias com a Caixa também foram debatidos no encontro, que reuniu também os especialistas da CNI, Valentine Carpes Braga e Cristiano Silva. De acordo com os especialistas, quando as empresas conseguem utilizar bem as linhas de financiamento, elas aumentam cada vez mais a competitividade. “É muito importante, inclusive, que as indústrias busquem esse atendimento, levem suas solicitações para atender as demandas e buscar novos pleitos”, complementou o presidente da Câmara da Micro e Pequena Indústria da FIESC, Célio Bayer.

::: Saiba mais sobre o NAC.

O NAC realiza um atendimento especializado junto às Federações, para atuar na disseminação desse conhecimento. Em Santa Catarina, foram realizados 345 atendimentos desde o início da pandemia, como explica o consultor de captação de recursos do IEL/SC, Júlio Longo.

::: Indústrias de SC que quiserem outras informações sobre o NAC podem entrar em contato pelo nac@ielsc.org.br ou pelo telefone (48) 3332-3051. 

Durante a reunião, a gerente de mercado do Sebrae/SC, Soraya Tonelli, também trouxe informações sobre o Mercado Azul, um programa para as micro e pequenas empresas ampliarem a presença digital e aprimorarem suas vendas e resultados. “Uma pesquisa do Sebrae demonstrou que 73% dos pequenos negócios estão invisíveis no Google. Queremos ajudar os empresários para que tenham uma grande vitrine digital e para que busquem capacitação para ficarem preparados e bem posicionados no mercado digital”, afirma.

::: Informe-se sobre o Mercado Azul.

Posts relacionados

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Indústria de SC gera 40,3 mil empregos no ano até maio

Redação

IEL/SC oferece mais de 400 vagas de estágios, bolsas de pesquisa e postos fixos

Redação