Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Ordem dos Economistas pede a renúncia de Dilma

A Ordem dos Economistas de Santa Catarina lançou manifesto em defesa da renúncia de Dilma Rousseff. Acompanhe.

“Considerando as medidas do ajuste fiscal recém-anunciadas, a Ordem dos Economistas de Santa Catarina – OESC – manifesta repúdio à condução da política econômica destacando:

ordem dos economistas• A degradação das condições econômicas que se acentuam pelas medidas erráticas de intervenção microeconômica com subsídios setoriais; as subvenções desmedidas a inúmeros programas sociais; o estímulo a financiamentos pelo BNDES com taxas negativas de juros reais; o aumento irresponsável das despesas com custeio da estrutura pública e a rápida deterioração das projeções econômicas.

• A exigência de providências imediatas, corajosas e não mais certificações de incompetência por literal falta de gestão.
• A ação desastrada do envio ao Congresso de orçamento deficitário para o ano vindouro, com suposta demonstração de transparência envolta na argumentação do esgotamento dos limites de contenção de despesas próprias, caracterizando fragrante afronta a lei de responsabilidade fiscal, que não admite feito da espécie.
• Anúncio de medidas não solucionadoras e o investimento na recriação da CPMF, envolto na fundamentação inverídica de que a alíquota de 0,20% é pequena, subestimando a capacidade de intelecto dos brasileiros ao omitir o notório caráter cumulativo que a famigerada detém incorporada em seu bojo.
• A necessidade das famílias e das empresas em ajustarem suas despesas à realidade econômica e a fuga da responsabilidade governamental em não adequar as suas ao novo nível do PIB, já que elas crescem em nível maior do que a renda nacional, fator determinante à elevação da carga tributária de 25% para 35% do PIB, nos últimos anos.
• A minúscula margem de ajuste das despesas discricionárias à inevitável revisão do custeio da estrutura pública e das despesas constitucionais.
• A sociedade e o meio empresarial arcam com suas próprias despesas e o governo vem de encontro a estes, já combalidos, impor medidas medíocres para os já estonteados socorram administração desordenada, através da adição de tributos.
A ORDEM DOS ECONOMISTAS DE SANTA CATARINA – OESC-, observando o momento, as perspectivas econômicas dos anos vindouros, a incapacidade do governo à apresentação de soluções críveis e sensatas e, ainda, a crise institucional política instalada em face das graves falhas de governabilidade, CLAMA para que a Presidente Dilma Rousseff deixe sobressair em seu interior à consciência nacionalista, repense seu civismo e, em nome e a favor da sociedade brasileira, RENUNCIE a condição de Presidente da República Federativa do Brasil.
ORDEM DOS ECONOMISTAS DE SANTA CATARINA – OESC.”

Foto: reprodução

Posts relacionados

Santa Catarina atinge marca histórica de menor desemprego dos últimos 13 anos

Redação

Candidatura de Carluxo por SC depende de fator nacional

Redação

Movimentação de cargas nos portos de SC cresce 5,2% no primeiro semestre de 2025

Redação