Feira ocorrerá entre os dias 17 a 20 de marços e deve atrais mais de 25 mil visitantes compradores.
A organização da *Mercoagro* — Feira Internacional de negócios, processamento e industrialização da Carne —, já considerada a terceira maior do mundo no setor, realizou na quarta-feira (04), na sede da entidade, uma reunião com as forças de segurança de Chapecó. O objetivo do encontro foi apresentar a visão geral da operação que ocorrerá durante a montagem ao pós-feira.
Realizada pela Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviço de Chapecó (ACIC), a Mercoagro 2026 ocorrerá entre os dias 17 a 20 de março e promete superar as anteriores em volume de negócios, geração de empregos e arrecadação de impostos.
O coordenador operacional da Mercoagro, *Nadir José Cervelin*, afirmou que a organização da feira está estruturada para garantir segurança e controle logístico desde o início da montagem até o pós-evento. A feira mobiliza mais de 120 fornecedores locais e deve gerar cerca de R$ 15 milhões em movimentação econômica local. A Mercoagro deve projetar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos, R$ 1 bilhão em contratos nacionais e internacionais, e atrair mais de 25 mil visitantes.
Cervellin ressaltou que as medidas de segurança e organização já estavam previstas em contrato desde o ano passado, quando a feira estava programada para setembro. “Sempre trabalhamos com a construção de um processo seguro. A entidade tem como objetivo gerar valor agregado e impulsionar a economia da cidade, por isso buscamos fazer tudo com excelência” O diretor institucional e de feiras da ACIC, *Fabio Luis Magro*, abordou que “a parceria com as forças de segurança pública e a Mercoagro fortalece o planejamento e a execução das ações, contribuindo para uma melhor performance operacional e garantindo mais segurança não apenas para visitantes e expositores, mas também para toda a população, antes, durante e após a realização do evento.”
O presidente do Conselho de Segurança do Município de Chapecó, *Márcio Bueno*, frisou que a realização de feiras na cidade, especialmente eventos de grande porte, exige um planejamento de segurança estruturado, com atenção não apenas ao público diretamente envolvido, mas também aos reflexos na rotina urbana.
Na situação da Mercoagro, o planejamento precisa considerar expositores, visitantes e a população em geral, além do impacto do evento na circulação de veículos e pessoas, nos acessos e na dinâmica do município. Bueno destacou que a feira, pela dimensão, demanda uma preparação ainda mais ampla. “Entendo que todas as feiras realizadas na cidade, especialmente uma feira dessa grandiosidade, exigem um planejamento de segurança muito robusto.”
Bueno também defendeu a integração entre as instituições responsáveis pela segurança pública e prevenção. Para ele, reunir forças como *Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros* para troca de informações e alinhamento operacional é determinante para o bom andamento do evento. “Esse momento permite que todos compreendam o evento como um todo e identifiquem, de forma antecipada, como podem contribuir para prevenir problemas antes que eles aconteçam”, disse.
A feira conta com parceria da Prefeitura de Chapecó e patrocínio da Aurora Coop, BRDE, Unimed Chapecó e Sicoob, além do apoio institucional do Nucleovet, Chapecó Convention & Visitors Bureau, Fiesc / Senai, Sebrae/SC, SESI, Unochapecó e Pollen Parque. O credenciamento e a informações comerciais estão disponíveis no site oficial www.mercoagro.com.br.
Foto 38 – O objetivo do encontro foi apresentar a visão geral da operação que ocorrerá durante a montagem ao pós-feira. (Foto: Débora Favretto)
Foto 39 – Cervellin ressaltou que as medidas de segurança e organização já estavam previstas em contrato desde o ano passado. (Foto: Débora Favretto)
Foto 40 – O coordenador operacional da Mercoagro, Nadir José Cervelin, afirmou que a organização da feira está estruturada para garantir segurança. (Foto: Débora Favretto)






