Notícias

“Os programas sociais não devem tornar os beneficiários dependentes”

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB/SC), que vem agitando as redes sociais com seus vídeos a favor do impeachment, levou um assunto bastante pertinente à Câmara Federal nesta semana, o Programa Bolsa Família.
A deputada chamou atenção para um número preocupante. O Bolsa Família, de 2003 a 2013, teve um aumento de 3,6 milhões para 14,6 milhões de famílias. Ou seja, a cada quatro brasileiros, um é dependente do programa. “O que o governo quer com isso?”, pergunta a deputada, deixando a resposta nas entrelinhas.
Para ela, o sucesso de um programa de transferência de renda é alcançado a partir do momento que passa a dar autonomia às famílias cadastradas. “É claro que elas precisam, no momento de desespero, de recurso para manter as suas necessidades básicas. Mas, não podem viver eternamente dependentes”, conclui a deputada, lembrando ainda que nem as próprias famílias desejam isso.
Geovania ainda lembra que o terceiro parágrafo da Lei Orgânica da Assistência Social, Lei 8.742/93, prevê que a família precisa de autonomia. E foi por isso que, logo nos primeiros meses de seu mandato, protocolou o Projeto de Lei 2105/2015.

Foto>divulgação

Sair da versão mobile