Com investimento de R$ 12,7 milhões, o projeto une natureza, tradição, lazer e esporte em um só lugar
A noite dessa sexta-feira (31/10) foi carregada de alegria, emoção e simbolismo para a população da Grande Santa Luzia. O Governo de Criciúma realizou a entrega do Parque Municipal Catarina Ghisi Serafim, um novo espaço de convivência e lazer para toda a família, que consolida ainda mais a cidade como a Capital Catarinense dos Parques Urbanos. O projeto une natureza, tradição, inovação e esporte em um só lugar, oferecendo um ambiente acessível e sustentável. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades, da comunidade e teve shows regionais com Neguinho e Banda Matusa.
O evento marcou a abertura oficial da programação do centenário de emancipação político-administrativa da cidade, celebrado na próxima terça-feira (4). Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, o parque Catarina Ghisi Serafim é um sonho antigo da comunidade, que agora se torna realidade.
“De fato, a gente deve gratidão a todas as mãos que construíram este grande parque, a todas as mentes que se debruçaram sobre o projeto e tornaram esse sonho possível. As famílias homenageadas têm uma linda história de dedicação e serviço à comunidade, e essa é uma justa homenagem a quem ajudou a construir a Santa Luzia que conhecemos hoje”, ressaltou o prefeito.
Com investimento de R$ 12,7 milhões e área de 32 mil metros quadrados, o parque conta com dois ambientes, um para convivência e outro para a prática de esportes. O primeiro conta com quatro quiosques equipados com churrasqueiras, um chafariz, parque infantil, palco para eventos, academia ao ar livre e amplo estacionamento. Já a área mais alta do parque contém quadras poliesportivas, quadras de areia para voleibol e beach tennis, circuito de parkour, parque radical infantil e cancha para futebol de areia.
Além disso, todo o espaço possui acessibilidade, com rampas, piso tátil, corrimãos e iluminação em lâmpadas LED. O local pode ser acessado pela avenida Universitária, rodovia Vante Rovaris ou pela rua Pedro Vergílio Serafim. O vice-prefeito de Criciúma, Salésio Lima, destacou que o parque é um reflexo do compromisso da gestão com o bem-estar das pessoas e o futuro da cidade.
“É uma alegria estar aqui na minha comunidade, celebrando uma entrega tão importante. Trabalhamos muito, enfrentamos burocracias e desafios, mas ver o parque pronto e sendo usado pela população é motivo de gratidão. Esse espaço é um presente para a grande Santa Luzia e para toda Criciúma”, completou o vice-prefeito.
Diferenciais do parque
Uma das principais atrações do novo parque é o chafariz de 15 ponteiras, localizado ao lado do palco, onde crianças e adultos podem se refrescar. O equipamento possui capacidade para 45 pessoas e funciona como uma ‘dança das águas’, com 21 sensores de movimento instalados no chão. Inicialmente, o chafariz terá três horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas, das 14 às 17 horas e das 18 às 21 horas.
Outro diferencial são os quiosques com churrasqueiras, na área de convivência, onde a população pode agendar o uso para confraternizações, encontros de família e momentos de lazer ao ar livre. Ao todo, são quatro ambientes cobertos, equipados com mesa, bancos e uma pia cada. O público pode checar datas e horários disponíveis para agendamento via WhatsApp, por meio do número (48) 99867-2739. Cada usuário será responsável por levar seus próprios utensílios, como grelhas, espetos para churrasco e carvão, além de manter o espaço limpo e em boas condições após o uso.
Entre os espaços que prometem chamar a atenção das crianças, está o parque radical e o circuito de parkour, pensados para oferecer experiências diferentes e estimular a prática de atividades físicas de forma divertida. O parque radical conta com equipamentos em madeira, voltados à aventura e desafios, como rampas, pontes, escorregadores e estruturas para escalada, desenvolvidos especialmente para o público infantil.
Já o circuito de parkour é o primeiro equipamento público desse tipo em Criciúma, com obstáculos e percursos que incentivam o movimento, o equilíbrio e a criatividade, promovendo uma nova forma de lazer e esporte ao ar livre.
Quem foi Catarina Ghisi Serafim
O parque leva o nome de Catarina Ghisi Serafim, uma cidadã que viveu por anos no bairro Santa Luzia e contribuiu para o desenvolvimento da comunidade. Filha de imigrantes italianos, dona Catarina foi escolhedeira de carvão e atuou fortemente em favor dos moradores da localidade. Para reconhecer a história da líder comunitária, a família de Catarina recebeu homenagens ao longo da noite, marcando o legado deixado para as futuras gerações.
Representando a família, a filha Rita Serafim Trevizol expressou gratidão e emoção pelo reconhecimento. “É uma grande honra estar aqui compartilhando esse momento e agradeço a Deus por esse reconhecimento à minha mãe, uma mulher forte e guerreira, considerada a moradora mais antiga do bairro. O parque foi construído no terreno da nossa casa, um desejo que nasceu há muito tempo. Essa homenagem eterniza o legado de quem sempre ajudou o próximo”, destacou Rita.
Praça João Constante Milioli
A obra também contemplou a revitalização da Praça João Constante Milioli, localizada ao lado da Igreja Católica Santa Luzia. O local foi implantado há anos na Avenida Universitária, reforçando o caráter comunitário e religioso da região. A praça leva o nome de um ícone da comunidade, um trabalhador que atuou na indústria de extração de carvão mineral e no comércio de armazém. Fez parte da diretoria da igreja católica e foi sócio-fundador da sociedade de amigos do bairro Santa Luzia. Acima de tudo, João Constante Milioli contribuiu ativamente para o desenvolvimento local.
Em nome da família, o filho Valmir Milioli agradeceu ao Governo Municipal pela homenagem. “Meu pai contribuiu muito para o desenvolvimento dessa comunidade. Em nome da família Milioli, quero agradecer à Administração Municipal e ao bairro Santa Luzia por manter e embelezar esta praça em homenagem ao meu pai. A família agradece de coração”, disse Valmir.
Praça dos Desaparecidos Políticos
Durante a cerimônia, a Prefeitura de Criciúma também anunciou a revitalização da Praça dos Desaparecidos Políticos, localizada ao lado do Parque Catarina Ghisi Serafim. O projeto será executado com recursos garantidos por meio de emenda parlamentar. “A associação de moradores fez o pedido para revitalizar a Praça dos Desaparecidos e conseguimos assegurar os recursos necessários. Essa obra vai fortalecer ainda mais os espaços de convivência e o sentimento de pertencimento da comunidade”, explicou o prefeito.
Homenagem para escolhedeiras de carvão
Durante a cerimônia, o Governo de Criciúma prestou homenagens a mais de 20 mulheres que fizeram parte da história do município: as escolhedeiras de carvão, presenteadas com uma medalha dourada exclusiva em alusão ao centenário da cidade. Durante décadas, o trabalho foi crucial para o crescimento do Sul de Santa Catarina. As mulheres realizavam o trabalho manual de separar o carvão das impurezas das minas, uma tarefa árdua que exigia força física, precisão e resistência.






