Blog do Prisco
Manchete

Paulo Bornhausen deixa o PSB

Depois de cinco anos e meio, o ex-deputado Paulo Bornhausen deixa o PSB, partido ao qual se filiou no dia 30 de agosto de 2013. Naquela data, o ex-governador de Pernambuco e então presidente nacional do partido, Eduardo Campos, veio a Florianópolis. O ato foi festivo e em tons de pré-campanha eleitoral. A chegada do clã Bornhausen ao PSB naqueles idos fazia parte do projeto presidencial de Campos, que morreu em acidente aéreo no ano seguinte em plena campanha eleitoral. Em 2018, o PSB voltou à sua origem esquerdista e a orbitar o projeto do PT.
Paulo Bornhausen enviou uma carta aos filiados e líderes do partido em Santa Catarina. Deixa muito claro que não poderá seguir a nova orientação nacional e que depois de duas horas e meia de conversa com o presidente Carlos Siqueira, ele anunciou o desembarque. Que é de caráter pessoal e não de grupo.
Ao blog, o ex-deputado declarou o seguinte sobre seu futuro político: “Deixei todos livres. Vou primeiro terminar esse episódio de forma correta. Na sequência, verei qual o melhor caminho a seguir. Vou com calma,” assinalou ele. A tendência do PSB é tornar-se anêmico em Santa Catarina. No ano passado, Siqueira expulsou monocrática e sumariamente o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, que vai assinar no DEM. Os três deputados estaduais do partido também já sinalizaram que estão de malas prontas, bem como o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira. O de Blumenau, Mário Hildebrandt, já bateu em retirada. Confira, na íntegra, a carta de Bornhausen ao PSB estadual.
“Queridos amigas e amigos líderes!
Estive hoje com o Presidente Carlos Siqueira como é do conhecimento de todos.
Foi uma conversa amiga, cordial e franca.
Entre dois homens públicos que se respeitam e se admiram mutuamente.
Em duas horas e meia, conversamos
francamente sobre nossa vitoriosa trajetória até aqui e dos desafios que nos esperam no futuro.
Demonstrei ao Presidente meu entendimento e respeito sobre as decisões tomadas pelo partido a nível nacional .
Da mesma forma que enumerei as questões que me levam, nesse momento, a não poder seguir tais orientações.
Optei por me desligar do partido, saindo pela mesma porta que entrei: a da frente!
A minha decisão é pessoal e não coletiva.
Nenhum companheiro e nem nenhuma companheira tem a menor  obrigação de seguir os meus passos. Até porque o PSB é um partido correto e verdadeiro nas suas posições.
Mesmo não concordando em muitas delas, tenho um respeito e admiração pela coerência e liderança exercida pelo Pres Carlos Siqueira.
Combinamos uma transição harmônica que, com a concordância do nosso Presidente @⁨Ronaldo Freire⁩ será efetuada até 30/4.
Seguiremos o caminho da dissolução expontânea do Diretório Estadual para que a Nacional possa nomear uma nova executiva  que seguirá a normalidade da vida partidária.
Já comuniquei ao Pres Ronaldo que o Presidente Siqueira nomeou o Prefeito Carlos Amasta, membro do Diretório Nacional, interlocutor  para a transição em Santa Catarina.
Na próxima segunda-feira, ele terá um encontro com a Executiva Estadual para dar sequência aos encaminhamentos e conduzir o processo.
A palavra que posso utilizar nesse momento é gratidão!
Gratidão a todos vcs, ao Siqueira, a aqueles que estiveram conosco nessa caminhada e os que já não estão.
Em especial ao nosso eterno líder Eduardo Campos, aonde estiver, e que certamente também compreenderia meus argumentos e a decisão tomada.
Estarei na reunião da executiva na segunda junto com meu amigo, líder e irmão Ronaldo.
So me desligarei formalmente do partido no momento final da transição.
Peço a compreensão de todos.
Devo muito a vocês.
Sou eternamente grato pela confiança que em mim sempre depositaram.
Peço desculpas por minhas falhas e omissões que possam ter acarretado prejuízo a algum de vocês . Estaremos sempre juntos nos nossos ideais de construir um país e um Estado mais justo e fraterno!
Um forte, respeitoso e afetuoso abraço a todas e a todos!”

Posts relacionados

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação

Evento na Suíça fortalece Santa Catarina como plataforma internacional de inovação e negócios

Redação