Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Peninha propõe incentivos fiscais à produção de cerveja sem álcool

Ótima opção para atletas, gestantes e motoristas da rodada, o consumo da cerveja sem álcool ainda esbarra em dois muros altos, que teimam em continuar de pé: o preconceito e o preço elevado. Como forma de incentivar a produção, importação e exportação da bebida, o deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB) apresentou um projeto que cria benefícios fiscais ao setor. “Diminuir a tributação incidente sobre as cervejas sem álcool é uma alternativa viável para o aumento do consumo. É também uma forma de colaborar para amenizar um dos mais graves problemas de saúde pública da atualidade”, ressalta o parlamentar.

PENINHA CERVEJA SEM ÁLCOOLInfluenciado pela rigidez da Lei Seca, o mercado da cerveja sem álcool cresce mais em volume no país do que as cervejas alcoólicas. Nos últimos cinco anos, o aumento das “sem álcool” foi de 5%, contra 3% das demais. “É um crescimento ainda tímido, se compararmos com mercados mais consolidados, como é o caso da Europa. Na Espanha, por exemplo, de cada 100 litros de cerveja consumidos, 18 são de marcas sem álcool. São pessoas que começaram a beber esse tipo de cerveja porque viviam épocas de restrição ao álcool, e acabaram se interessando pelo sabor”, conta Peninha. No Brasil, estima-se que o consumo das cervejas não alcoólicas represente apenas 1% do total.
O PL 2786/15, de autoria do deputado Peninha, isenta dos seguintes tributos as operações de importação e de venda no mercado interno de cerveja sem álcool: PIS/Pasep, Cofins, PIS/Pasep-Importação e Cofins-Importação. Além disso, a alíquota do IPI é reduzida a 0% sobre quaisquer operações com cervejas não alcoólicas. A matéria aguarda despacho da Mesa Diretora para as Comissões Permanentes da Casa.

Foto: Ag. Câmara, divulgação

Posts relacionados

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação

Esquerdopata enxovalha SC; deputado devolve na moleira

Redação