Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Mudanças no magistério devem ir a plenário

As comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Finanças e Tributação (CFT) e de Trabalho, Administração e Serviço Público, reunidas extraordinariamente no final da manhã desta quarta-feira (16), aprovaram o Projeto de Lei (PL) 517/2015, que institui o novo plano de carreira do magistério público estadual. O projeto foi aprovado por maioria, com votos contrários dos deputados Luciane Carminatti (PT) e Ricardo Guidi (PPS) na CCJ; Dirceu Dresch (PT) e Rodrigo Minotto (PDT) na CFT; e de Dirceu Dresch, Fernando Coruja (PMDB) e Rodrigo Minotto na Comissão de Trabalho.
Também foi aprovado o PLC 518, que trata da contratação de professores ACts, com os votos contrários dos deputados Luciane Carminatti (PT), Ricardo Guidi (PPS), Dirceu Dresch (PT), Rodrigo Minotto (PDT) e Fernando Coruja (PMDB), nas comissões nas quais atuam.
Reunião extraordinária começou por volta das 10h30.

comissões plano de carreira
Com a aprovação nas comissões, o projeto segue agora para votação em plenário. O texto aprovado foi uma emenda substitutiva global apresentada pelo relator, Valdir Cobalchini (PMDB), que contemplou algumas mudanças como a antecipação da descompactação da tabela para
março (antes a data era maio); a instituição de uma comissão de avaliação dos recursos públicos destinados ao pagamento dos professores e uma gratificação de produtividade de 60% para quem está em exercício na secretaria.
Os deputados que se opuseram ao projeto argumentaram que, na prática, ocorrerá o congelamento do salário dos professores até 2018. “Eu concordo com os deputados Luciane Carminatti e Dirceu Dresch. Em curto e médio prazo, o projeto reduz salários porque incorpora a regência de classe e suplanta o reajuste do piso que haverá em janeiro”, resumiu Fernando Coruja.
Servidores acompanharam a reunião na galeria inferior do plenário e no hall da Assembleia, onde a segurança foi reforçada.

Foto: Eduardo G. de Oliveira, Ag. Alesc, divulgação

Posts relacionados

ADIN sobre Código Ambiental de SC pode comprometer 244 mil empregos, diz FIESC

Redação

Indústria lidera geração de empregos no primeiro semestre em SC, com 42 mil vagas

Redação

Alesc Itinerante chega a Mafra: presidente e deputados da Bancada do Norte abrem as atividades

Redação