Blog do Prisco
Manchete

Plataforma reúne municípios brasileiros e faz análise comparativa dos indicadores

O objetivo é transformar o futuro das cidades a partir da inteligência em dados

 

A plataforma Cidade Única reúne informações online dos 5.570 municípios brasileiros em mais de 250 indicadores sociais, demográficos e econômicos. A solução, criada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), por meio do Observatório FIESC, em parceria com o Sebrae/SC, apresenta uma análise personalizada, em que é possível comparar as localidades de qualquer estado e fornecer insights para o planejamento da gestão municipal.

Atualmente, 110 municípios catarinenses que participam do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, têm acesso exclusivo aos dados da plataforma. Com acesso online, simplificado e dinâmico, é possível acompanhar o desempenho nos eixos: Demografia, Social, Infraestrutura, Orçamento Público, Economia, Setor Primário, Saúde, Educação e Potencial de Consumo.

“São disponibilizadas informações fundamentais para a organização e execução de serviços no âmbito local, extraídas em mais de 40 bases públicas, com pelo menos cinco anos de série histórica. Por isso, a ferramenta pode auxiliar na transformação em ‘cidades inteligentes’, mais planejadas, desenvolvidas e sustentáveis”, destaca o presidente em exercício da FIESC, Gilberto Seleme.

A plataforma apresenta os principais indicadores, cruzando informações de até dez municípios do país, que podem ser compartilhados com a população, o que torna a administração pública mais transparente e acessível.

O diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, ressalta a relevância dessa ferramenta para a gestão municipal. “A gestão inteligente dos dados é uma aliada do gestor público. Com todas as informações disponibilizadas pela plataforma, o gestor pode desenhar um planejamento estratégico e constituir políticas públicas que estejam de acordo com as necessidades do seu município. Essa atualização na ferramenta aumenta ainda mais a possibilidade de análise desses dados”, comenta.

O gestor do Cidade Única e analista de dados do Observatório FIESC, Pedro Maranhão, afirma que a plataforma está em constante atualização, com desenvolvimento de novas funcionalidades e inserção de indicadores. “O Cidade Única compara municípios com características sociais, demográficas e econômicas similares, chamados de cluster, e isso permite que a prefeitura trace metas de desenvolvimento, faça parcerias e adote estratégias semelhantes a casos de sucesso no país”, ressaltou.

🔹 Para mais informações, acesse em www.cidadeunica.com.br

Posts relacionados

“Não estamos no olho do furacão”, diz Tatiana Prazeres em evento na FIESC

Redação

Nos EUA, FIESC mostrará SC como um estado para investimentos

Redação

Aumento no número de deputados é novo mau exemplo, diz FIESC

Redação