Blog do Prisco
Notícias - Lateral

PMDB-SC quer distância da cúpula nacional

Mariani defenderá renúncia de executiva nacional da sigla na convenção em Brasília 

Durante evento do “15 em Movimento”, realizado na noite de segunda-feira (2/10), na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, o deputado federal Mauro Mariani, presidente do PMDB/SC, voltou a fazer fortes críticas à cúpula nacional do partido, denunciada pela procuradoria-geral da República. Diante de mais de 300 filiados e líderes como o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o senador Dário Berger e o prefeito Gean Loureiro, Mariani voltou a defender a renúncia coletiva da Executiva Nacional. “Não podemos deixar que meia dúzia de pilantras envergonhem nosso partido e principalmente as pessoas que fazem parte da história do PMDB e das lutas pela democracia” discursou ele, que chegou a pedir a renúncia dos dirigentes na reunião da Executiva Nacional, na presença do senador Romero Jucá. Mariani convocou os delegados peemedebistas a estarem em Brasília em novembro para marcar posição a favor da construção de um novo PMDB “Mais que mudar o nome precisamos reformular a sigla de dentro pra fora”, disse.

A unidade também marcou o 33º encontro regional promovido pelos peemedebistas. “O PMDB é essa força que reúne mais de 300 pessoas numa segunda-feira à noite, com chuva, para discutir política e falar de futuro. Meu candidato chama-se Mauro Mariani. E nós vamos enfrentar muita conversa fiada, pressões e opiniões divergentes para tentar-nos dividir. Não vão conseguir, porque nós somos extremamente fortes quando estamos unidos”, afirmou o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.

Líderes estaduais adotam discurso contra a cúpula nacional
Líderes estaduais adotam discurso contra a cúpula nacional

Moreira também lembrou que o PMDB de Santa Catarina é o PMDB do senador Luiz Henrique (in memoriam), que no dia 1º de fevereiro de 2015 enfrentou Renan Calheiros e sua turma. “É desse PMDB que nós temos que nos orgulhar. Do PMDB que deu ao oeste o melhor governador da história, levando asfalto e desenvolvimento a todos os municípios”, ressaltou.

A força da base e o apoio ao deputado Mauro Mariani foram reforçados pelo senador Dário Berger e pela deputada Dirce Heiderscheidt. “Estivemos juntos em algumas batalhas. Algumas não vencemos, mas não desanimamos. Sempre defendemos a lógica da candidatura do PMDB. Com isso, vocês me levaram ao Senado e amanhã, certamente, teremos um peemedebista no governo de Santa Catarina”, destacou Dário.

A morte do reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier, também foi pauta dos discursos dos peemedebistas, entre eles, dos ex-governadores Paulo Afonso, Casildo Maldaner e da deputada Ada De Luca, que o homenagearam lembrando sua trajetória conciliadora e de defesa dos direitos democráticos. Cancellier foi assessor do senador Nelson Wedekin, em Brasília. “Hoje eu perdi um amigo, um companheiro de batalhas”, disse a deputada Ada De Luca.

O ex-governador Paulo Afonso afirmou que Cancellier praticou um “ato de coragem, de revolta” e criticou “instituições que sem votos se impõe acima da legalidade”.

O evento ainda registrou a indicação do prefeito Gean Loureiro para a coordenação regional do PMDB a partir do mês de novembro. Função exercida atualmente pelo presidente da Casan, Valter Gallina, que organizou o encontro junto com a deputada Dirce, prefeitos da região e demais lideranças locais. Prefeitos de outras regiões do estado também participaram do evento, mostrando a força de mobilização do PMDB catarinense.

Nesta sexta-feira  (6), o PMDB promove o 34º encontro regional do “15 em Movimento”, em Brusque. 

Fotos: Simone Sartori, divulgação 

Posts relacionados

Governo de SC lança pacote de ações para intensificar valorização dos professores da rede estadual

Redação

Pela primeira vez na história de Santa Catarina, barragem passa a ter operação remota

Redação

STF confirma definitivamente a constitucionalidade da Lei dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas de Santa Catarina

Redação