Blog do Prisco
Manchete

Polícia Civil e PGE/SC alinham criação de força-tarefa para combater fraudes fiscais em SC

Próximo passo será a institucionalização da cooperação para que operações envolvendo ambas as instituições virem rotina

A Polícia Civil (PCSC) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) se reuniram para alinhar uma frente de trabalho conjunta com o objetivo de articular o combate às fraudes fiscais em Santa Catarina. A estratégia é reunir as equipes especializadas a fim de buscar a reparação dos crimes fiscais, com foco nos grandes devedores.

Na tarde desta quarta-feira (06), na sede da Procuradoria, em Florianópolis, houve uma reunião entre o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, e o procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza. Também participaram o diretor da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), delegado Verdi Furlanetto, e o delegado da Delegacia Fazenda (DEFAZ) da DEIC/PCSC, Pedro Mendes. Também participou o procurador do Estado Marcelo Mendes, chefe da Procuradoria Fiscal (Profis) da PGE/SC.

Entre 2019 e 2021, o trabalho da PGE/SC resultou na cobrança de mais de R$ 1,25 bilhão dos grandes devedores. No âmbito do órgão, a reestruturação da cobrança administrativa e judicial da dívida ativa, em 2020, e a recuperação dos créditos de grande monta – foco da atuação do Núcleo de Ações Fiscais Estratégicas (Nafe) – ganharam prioridade. Com o novo formato, a maior parte da equipe de procuradores do Estado foi redirecionada para a cobrança dos devedores de maior porte, o que resultou na especialização do combate às fraudes estruturadas e deu celeridade às execuções fiscais com probabilidade de êxito. No mesmo período, a equipe da DEFAZ da DEIC/PCSC conseguiu apurar um total de R$ 58,6 milhões de sonegação fiscal no Estado, em apurações especializadas que contaram com ação conjunta com a Secretaria de Estado da Fazenda.

Durante a reunião, o procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, explicou que os esforços conjuntos buscam a melhoria da prestação dos trabalhos aos contribuintes a partir do combate aos crimes fiscais. “A próxima etapa agora será institucionalizar essa cooperação entre a Polícia Civil e a PGE para que as ações integradas sejam algo rotineiro no Estado”, disse o chefe da Procuradoria.

Para o delegado-geral de SC, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, “por meio desta força de trabalho com a PGE será possível buscar a reparação de ativos fiscais, com foco nos grandes devedores, reunindo as equipes especializadas da DEIC/PCSC”.

De acordo com o diretor da DEIC/PCSC, a Polícia Civil disponibilizará equipes técnicas nos trabalhos, por exemplo, do laboratório de lavagem de dinheiro e delegacias de defraudações e de combate à corrupção da Diretoria. Também estão previstas capacitações e trocas de experiências entre policiais civis e procuradores do Estado.

 

foto> eunião entre chefias da PGE e Polícia Civil – Beatriz Wagner da Rocha/Ascom/PGE

Posts relacionados

Mais de 80% dos bares e restaurantes de SC esperam aumentar as vendas no final de ano

Redação

Indústria de SC tem saldo positivo de 809 novos empregos em setembro

Redação

Eles não se emendam. Nunca

Redação
Sair da versão mobile