Em 1º de julho de 1955 foi inaugurado o Porto de São Francisco do Sul, atualmente o maior de Santa Catarina.
Para celebrar a data acontecerá um evento comemorativo, no terminal portuário, nesta terça-feira, 1º, a partir das 9h30min, que contará com a presença de autoridades estaduais e nacionais.
(O governador Jorginho Mello deve confirmar presença na sexta-feira, 27).
Durante a cerimônia serão anunciados novos investimentos em obras de infraestrutura, que devem melhorar a eficiência nas operações portuárias no Complexo da Babitonga.
Entre elas, a autorização do Estado para o uso de dividendos para a obra da terceira faixa na BR-280 (R$ 12,5 milhões) e o lançamento o lançamento do edital para a recuperação do Berço 201 (R$ 18 milhões) e do sistema de despoeiramento do Corredor de Exportação (R$ 11 milhões).
Também haverá a inauguração de diversas melhorias, como o novo Parque Tecnológico do Porto, com investimentos de R$ 10 milhões, e a reforma do acesso de pedestres à área operacional do terminal.
Na data, ainda, será assinado um acordo para melhorar a proteção ambiental da Baía da Babitonga. Numa iniciativa inédita no Brasil, os quatro terminais do Complexo Portuário (Porto Público, Tesc, Itapoá e Terminal de Granéis de SC) estão implantando o Programa de Monitoramento Ambiental Integrado (Pmai), que prevê ações conjuntas, em alinhamento com o Ibama.
Até agora, cada terminal tinha um programa ambiental próprio. Mas, a partir deste ano, a iniciativa prevê a cooperação mútua em 17 programas, que incluem a proteção constante da fauna e flora da Baía da Babitonga e o monitoramento da qualidade da água, do ar e dos efluentes líquidos. O Programa de Monitoramento Ambiental prevê um investimento de R$ 17 milhões.
Breve história do Porto:
– Embora a estrutura do atual Porto de São Francisco tenha sido inaugurada em 1955, o espaço às margens da Baía da Babitonga já era utilizado há séculos para a comercialização de produtos. Originalmente, pelos indígenas que habitavam a região e, depois, pelos colonizadores.
– No início dos anos 1900, foram construídos os trapiches Santista e Hoepcke, que exportavam principalmente madeira e erva mate produzidas em Santa Catarina, além de importar trigo da Argentina.
– A história do Porto Organizado remonta à década de 1940, quando a União publicou um decreto, em 1941, outorgando a concessão ao Governo de Santa Catarina para a construção e exploração de um porto em São Francisco do Sul.
– Quatro anos depois, em 1945, deu-se início às obras, concluídas dez anos mais tarde.
– Assim, em 1º de julho de 1955 inaugurou-se o que hoje é um dos símbolos do desenvolvimento econômico no Norte de Santa Catarina.
– Com o passar das décadas, o complexo portuário foi se modernizando até alcançar o padrão de excelência de hoje que tornou o Porto de São Francisco numa referência mundial na exportação e importação de grãos, fertilizantes e produtos siderúrgicos.
Dados atuais do Porto:
– Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina.
– Entre os 10 maiores portos públicos do Brasil em movimentação de carga geral.
– Dois recordes históricos seguidos, em movimentação de produtos: 2023 (16,8 milhões de toneladas) e 2024 (17 milhões de toneladas).
– Entre os cinco portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001.
– Em 2024, recebeu três prêmios do Ministério dos Porto: pelo aumento da movimentação de cargas e pelos bons índices de gestão.
– Responsável por 42% de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% da soja exportada por SC.