Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Porto Itapoá, que registrou movimentação expressiva de cargas da União Europeia em 2025, fala sobre o acordo entre Mercosul e o bloco, que deve ser assinado sábado

Com previsão de assinatura para sábado (17), o acordo entre Mercosul e União Europeia prevê a redução ou eliminação gradual de tarifas, além do estabelecimento de regras e padrões regulatórios, por exemplo. Esse tratado cria a maior zona de livre comércio do mundo, gerando impactos que vão além do agronegócio, atingindo diversos segmentos da indústria brasileira.

Quem acompanha de perto as negociações e aguarda a assinatura do acordo é o setor portuário, com expoentes como o Porto Itapoá, em Santa Catarina, que trabalha sobretudo com contêineres.

Confira alguns números sobre a movimentação de cargas no Porto Itapoá para o Bloco da União Europeia:

As importações para a União Europeia correspondem a cerca de 19% do total movimentado em 2025, que foi de 1,5 milhão de TEUs.

Com relação às importações, a lista de produtos é liderada por: 76% de todos alimentos e bebidas importados que passaram por Itapoá, vieram da UE. Da mesma forma, 27% dos químicos (27%) e 13% de maquinário.

O bloco representa aproximadamente 12% das exportações no Porto Itapoá (dados de 2025). Sendo que 19% dos produtos florestais (madeira, celulose) exportados que passaram por Itapoá foram para a UE.

Sugestão de fonte:

Ricardo Arten, CEO do Porto Itapoá, está à disposição para entrevistas, para abordar os impactos do acordo para o Brasil, em especial para Santa Catarina, e a expectativa do setor portuário com relação ao novo tratado.

Caso tenha interesse em agendar, entra em contato com: Thiago Dias -(47) 98836-2512