Eleição ocorreu durante a assembleia geral realizada na quinta-feira (4). Mandato é de um ano
O prefeito de Brusque, André Vechi, foi eleito na quinta-feira (4), presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), para a gestão 2026. A escolha foi realizada durante assembleia geral, na sede da instituição em Blumenau. O mandato é de um ano.
Após a eleição, Vechi agradeceu a confiança dos prefeitos da região e destacou a importância do trabalho conjunto. “Gradeço ao Marcelo, prefeito de Apiúna, pelo trabalho até aqui e agradeço também aos meus pares. Assumo com uma responsabilidade muito grande de planejar, estruturar e implementar políticas públicas de forma regional, construindo coletivamente com os demais prefeitos”.
“Que essa entidade tão importante que já tem feito um grande trabalho, possa crescer ainda mais, a gente possa se desenvolver ainda mais de forma regional. Os municípios têm que se unir para que a gente possa tecer de forma conjunta e é nessa linha que a gente vai trabalhar a partir de 2026”, destaca.
De acordo com Vechi, a nova gestão será guiada por eixos estruturantes, seguindo o planejamento estratégico já em curso na associação, com foco em mobilidade urbana, defesa civil e cidades inteligentes.
Durante a assembleia, também foram definidos os integrantes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal. Ao lado de Vechi, estarão o prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, como vice-presidente Institucional; o prefeito de Doutor Pedrinho, Geleade Wollert, como vice-presidente de Articulação Política; o prefeito de Benedito Novo, Jean Michel Grundmann, como vice-presidente de Políticas Públicas; e o prefeito de Rodeio, Nei Paulo Venturi, como tesoureiro. Já o Conselho Fiscal será composto pelos prefeitos de Pomerode, Ascurra, Guabiruba, Gaspar, Botuverá e Apiúna.
Este ano Vechi passou a integrar o Conselho Executivo da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) como conselheiro fiscal titular e atuou como vice-presidente de Articulação Política da Amve. Agora, assume a presidência da entidade para liderar os municípios do Vale Europeu em 2026.






