Blog do Prisco
Destaques

Prefeito de Palhoça integra nova diretoria da GranFpolis

Eduardo Freccia é o segundo vice-presidente da instituição

O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia (E), é o novo segundo vice-presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GranFpolis). A eleição da nova diretoria foi realizada na sede da entidade, na sexta-feira (3), durante Assembleia Geral Ordinária que sacramentou o Termo de Acordo de Cooperação Mútua.

“A GranFpolis é um fórum importante para a discussão de temas que são comuns a todas as administrações municipais e que podem ser trabalhados de forma conjunta dentro da região metropolitana”, comenta o prefeito Eduardo.

Eduardo Freccia fez parte da chapa de consenso, encabeçada por Nadir Carlos Rodrigues (prefeito de Paulo Lopes) e aclamada pelos prefeitos participantes do encontro. Nadir passa a presidir a entidade em mandato de um ano, tendo como primeiro vice-presidente o prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos da Silva (Marquinhos). Para o Conselho Fiscal, foram eleitos: Gilmar Sani (prefeito de Alfredo Wagner), Eloi Rocha (prefeito de Tijucas) e o vereador Matson Cé (presidente da Câmara Municipal de São José).

Já o Conselho Político teve como membros eleitos: Alexandre Souza, vice-prefeito de Biguaçu; vereador Eloir João Reis (Lico), presidente da Câmara Municipal de Canelinha; e Celia Sani, primeira-dama de Alfredo Wagner. Além deles, compõem o Conselho Político: o presidente e os vices da GranFpolis, além dos presidentes do CIM-GranFpolis (o prefeito de Águas Mornas, Omero Prim) e do CIS-GranFpolis (Vitor Norberto Alves, prefeito de Leoberto Leal).

Entre os temas que devem fazer parte constante da pauta da nova gestão, está a mobilidade urbana, um dos fatores preponderantes para a alavancagem do desenvolvimento regional. Dentro dessa área, uma das grandes expectativas é pela conclusão das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis, a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil. O diretor de Operações Sul da Arteris S/A, Antônio Cesar Ribas Sass, apresentou dados da obra aos participantes da reunião, mantendo a data de entrega para dezembro deste ano.

Outra meta é estabelecer um projeto regional de turismo.

Cooperação Mútua

Um dos pontos altos da pauta da Assembleia da GranFpolis foi a assinatura do Termo de Acordo de Cooperação Mútua entre os Municípios da Grande Florianópolis. A ação foi deflagrada em maio de 2022, quando o município de Anitápolis foi devastado por fortes chuvas.

Após a aprovação de legislação específica pelas Câmaras Municipais das cidades membros da associação, o plano de contingência se torna realidade. “Todos os prefeitos assinaram esse termo, onde, quando um município precisar de auxílio, os outros municípios vão poder ajudá-lo”, destaca o coordenador da Defesa Civil em Palhoça, Julio Marcelino.

foto>PMP, divulgação

Posts relacionados

Valdir Cobalchini participa de audiência pública sobre demarcação da Terra Indígena Morro dos Cavalos e reforça apoio ao projeto do senador Esperidião Amin

Redação

Senac Santa Catarina adquire terreno de 24 mil m2 na Palhoça

Redação

Evento Insight na Prática 2025 reúne grandes nomes que respiram inovação

Redação