Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Prefeitura busca melhorar sistema de abastecimento de água às comunidade rurais

O projeto Água Boa no Campo terá o engajamento de vários órgãos públicos, com ênfase para as secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca; Saúde, Educação e a Semasa

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca concluiu o levantamento de dados sobre o sistema de abastecimento de água existente nas comunidades rurais do distrito de índios. Este trabalho inicial, realizado ao longo do mês de dezembro de 2025, por equipe técnica da secretaria, faz parte do Projeto Água Boa no Campo e terá seguimento a partir deste mês de fevereiro, abrangendo o distrito de Santa Terezinha do Salto e a região da Coxilha Rica.

O relatório com as informações técnicas do diagnóstico do consumo de água potável pela população do distrito de Índios já foi entregue à prefeita Carmen Zanotto. “A análise preliminar dos dados técnicos coletados nas 14 comunidades rurais da região de índios nos dá um norte para a elaboração do projeto Água Boa no Campo. A prefeita Carmen Zanotto está determinada a desenvolver políticas públicas voltadas ao melhoramento do sistema de coleta, distribuição e tratamento da água potável consumida pela população rural”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza.

As informações estão sendo coletadas a partir de um questionário aplicado aos residentes nas áreas rurais, especialmente aos agentes de saúde e membros das diretorias de associações de moradores e comissões de igrejas, os quais têm conhecimento ou são os responsáveis diretos pela fiscalização e manutenção das fontes e reservatórios de água.

Equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, da Prefeitura de Lages, visita as comunidades rurais, fazendo a vistoria das fontes de água (vertentes naturais e poços artesianos) e nas miniestações que fornecem água potável às unidades escolares e postos de saúde existentes no interior do município.

Diagnóstico e apontamentos

Uma vez conhecida a realidade do atual sistema de abastecimento de água nas comunidades rurais, o relatório técnico do trabalho realizado aponta para o que precisa ser feito: desde a reativação de poços artesianos desativados, melhoria da manutenção daqueles que estão funcionando, abertura de novos poços, proteção de fontes naturais, aumentar a capacidade dos reservatórios de água, regularizar a periodicidade das análises químicas e de potabilidade das águas disponíveis para o consumo humano.

“O projeto Água Boa no Campo terá o engajamento de vários órgãos públicos, com ênfase para as secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca; Saúde, Educação e a Semasa. Desenvolveremos políticas públicas voltadas a atender antigas e justas reivindicações das comunidades rurais de Lages”, ressalta a prefeita Carmen Zanotto.

 

Posts relacionados

Evento inédito marca 100 dias para a 36ª edição da Festa Nacional do Pinhão

Redação

Banco do Emprego da Prefeitura de Lages inicia fevereiro com 326 vagas de trabalho formal

Redação

Prefeitura de Lages empossa 143 novos professores do quadro efetivo

Redação