Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Prefeitura de Blumenau inicia formação da segunda turma de proteção e Defesa Civil para PCD

Foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 10, a primeira aula da segunda turma do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) para pessoas com deficiência. O curso é promovido pela Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Proteção e Defesa Civil (Sedeci) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep). A primeira aula foi sobre noções básicas de Defesa Civil, como funciona, para quê e a quem serve, telefones emergenciais e legislação de voluntariado e foi realizada na Etsus.

Outros cinco encontros estão previstos e irão abordar aulas teóricas, com temas como mapeamento, mecanismos de segurança e funcionalidades do app Alerta Blu; além de vivências práticas como oficina de primeiros socorros e a visita a áreas de risco com técnicos de geologia.

“O sucesso da primeira turma nos motivou a continuidade do programa, para que novas turmas também tenham acesso ao conteúdo e às experiências que compartilhamos durantes as oficinas, que são de extrema importância no dia a dia, sobretudo na hora da tomada de decisão em um momento crítico”, salienta o secretário da Sedeci, Carlos Menestrina.

O Nupdec-PcD é uma iniciativa destinada exclusivamente a pessoas com deficiência a partir de 16 anos. A formação tem como objetivo fortalecer a autonomia, ampliar o conhecimento sobre prevenção e qualificar a participação cidadã em situações de emergência.

Embora a primeira aula já tenha ocorrido, as inscrições para participação do Nupdec-PcD seguem em aberto e podem ser efetuadas através do formulário https://forms.gle/5XXc6vdUTUxBcMFc7

Posts relacionados

BC está em contagem regressiva para sediar Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Redação

Dia Internacional da Mulher: Prefeitura de Criciúma realiza homenagem às servidoras públicas municipais

Redação

Abertas as inscrições para a XIII Descida do Rio Itajaí-Mirim

Redação