Blog do Prisco
Destaques

Prefeitura de Florianópolis e Governo do Estado assinam termo de cooperação para compartilhamento de dados de videomonitoramento

Parceria vai otimizar o uso de recursos públicos e ampliar a capacidade de identificação de foragidos

A Prefeitura de Florianópolis firmou nesta terça-feira (10) um termo de cooperação com o governo estadual. O acordo prevê a integração entre os sistemas de videomonitoramento do município e do estado, com compartilhamento de todas as imagens de câmeras de segurança instaladas em área municipal pública. A iniciativa envolve a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis e as Secretarias de Segurança Pública (SSP) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado de Santa Catarina.

A parceria estabelece o intercâmbio de dados de câmeras, incluindo imagens para reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, e base de dados sobre restrições, como veículos furtados, mandados de prisão, etc. O acordo também prevê que os agentes municipais recebam alertas em tempo real, detalhando localização, data, horário e tipo de restrição identificada.

O objetivo é fortalecer a atuação das forças de segurança, ampliando a capacidade de prevenção, detecção e resposta rápida a ocorrências, especialmente por meio de alertas automáticos. Outra vantagem é a otimização da alocação de recursos para investimento nestes equipamentos.

“É muito comum que em um poste a gente tenha câmeras da Prefeitura e do Estado, enquanto alguns pontos da cidade estão descobertos, então, com a parceria a gente consegue alocar melhor os recursos e ampliar a capacidade de monitoramento”, explica a vice-prefeita e secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.

O sistema de alertas em tempo real leva em consideração a localização dos agentes de segurança, para acionamento mais assertivo das forças de segurança, garantindo maior efetividade na resposta a crimes em toda a capital.

“O acordo é um marco para a nossa consolidação como a capital mais segura do Brasil. Já atuamos de maneira muito integrada com as forças de segurança do Estado e agora teremos todo um aparato à disposição dos agentes para a gente poder dar uma resposta rápida e proteger o cidadão de maneira mais efetiva”, destaca a vice-prefeita.

Posts relacionados

Prefeitura publica Relatórios Parciais de Avaliação do segundo mandato da gestão de André Vechi

Redação

Prefeitura oferece aulas gratuitas de inglês

Redação

Representantes de Brusque cumprem agenda institucional em Florianópolis

Redação