Acordo tem como objetivo aprimorar políticas públicas de turismo e fortalecer o desenvolvimento econômico da capital catarinense através do compartilhamento de dados
O Airbnb e a Prefeitura de Florianópolis oficializaram, nesta segunda-feira, 18, acordo para aprimorar, por meio do compartilhamento de dados, as políticas públicas relacionadas ao turismo no município de Florianópolis. O objetivo da Prefeitura é acompanhar mais de perto o setor de acomodações para hóspedes na Capital, através de uma parceria com potencial para fortalecer o setor turístico local, impulsionar o desenvolvimento econômico e incentivar um turismo responsável na cidade.
O acordo, formalizado entre o Airbnb e a capital catarinense, com representação de Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb na América do Sul, e do Prefeito Topázio Silveira Neto, estabelece uma colaboração mútua focada na inteligência mercadológica e na promoção turística.
“Florianópolis é um destino turístico de destaque no Brasil, que atrai pessoas o ano todo. A parceria com o Airbnb é um passo importante para qualificarmos ainda mais nossas políticas públicas para o setor, que já vêm sendo melhoradas com uma série de iniciativas focadas, principalmente, na garantia de uma boa estrutura turística e qualidade dos serviços prestados aos hóspedes em diversos setores”, destaca Topázio Silveira Neto. “O acesso aos dados e o apoio em ações de promoção nos permitirão planejar e executar estratégias mais eficazes, beneficiando toda a cadeia do turismo e a economia local”.
O Airbnb terá como responsabilidade compartilhar informações de inteligência de mercado, de forma agregada e anônima, sobre as tendências de viagem e fluxo turístico relativos ao município de Florianópolis com base nos dados registrados na plataforma. Esses dados serão utilizados pela prefeitura para auxiliar no planejamento, execução e monitoramento das políticas públicas municipais de turismo.
“O Airbnb está muito entusiasmado com a parceria com a Prefeitura de Florianópolis, uma cidade com um potencial turístico imenso – recentemente, dados da plataforma mostraram a cidade como um dos 25 destinos em alta globalmente em 2025. O Airbnb quer continuar a contribuir para o crescimento sustentável do setor do turismo por meio deste tipo de colaboração”, afirma Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb para América do Sul. “Essa iniciativa contribuirá também para um impacto perceptível na economia local, com a geração de oportunidades não só para anfitriões, mas para toda a cadeia que conta com o potencial turístico da cidade para impulsionarem seus negócios e gerarem empregos”.
A parceria também contempla iniciativas conjuntas de promoção turística do município, que podem incluir a criação de conteúdos digitais, campanhas de divulgação e projetos com curadoria especializada, como o projeto Rotas Airbnb. O projeto Rotas identifica as atrações mais representativas e interessantes dos destinos, disponibilizadas em uma página pública dedicada como forma de inspiração para viajantes que procuram uma nova forma de se conectar com um local.
O uso estratégico de dados compartilhados pelo Airbnb permite que municípios elaborem planejamentos ainda mais assertivos e inovadores. Com a colaboração do Airbnb, a Prefeitura de Florianópolis poderá se dedicar a ações concretas, aprimorando suas políticas públicas para o turismo local.