Blog do Prisco
Destaques

Prefeitura de Joinville é reconhecida como uma das principais usuárias de software para mobilidade desenvolvido pelo Centro Aeroespacial Alemão

Uma tecnologia desenvolvida em Berlim pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR), o SUMO, tem sido fundamental para simular as mudanças viárias nas cidades, antes de serem colocadas em prática

O sucesso do uso dessa ferramenta digital para melhorar a mobilidade no município mais populoso de Santa Catarina levou o DLR a listar a Prefeitura de Joinville, no site oficial do SUMO, como uma das principais usuárias desse software (https://eclipse.dev/sumo/).

O SUMO é um software que simula o trânsito de forma muito parecida com a realidade. Cria um gêmeo digital da cidade, permitindo visualizar como carros, ônibus, bicicletas e pedestres se movimentam pelas ruas, seguindo regras de tráfego.

Em Joinville, ele é utilizado pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur). Segundo o secretário da Sepur, Marcel Virmond Vieira, no SUMO é possível criar mapas reais de cidades, definir quantos veículos circulam, em quais horários e então observar o comportamento do fluxo.

“Isso possibilita testar mudanças, como ajustes em semáforos ou alterações de rotas, sem interferir no trânsito real. A principal vantagem é permitir que planejadores e engenheiros avaliem soluções e identifiquem problemas antes de aplicar as alterações, economizando recursos e evitando transtornos à população”, explica o secretário.

A Sepur usou o SUMO no planejamento de importantes obras viárias em Joinville, como o binário das ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga, o binário das ruas São Paulo e Santa Catarina e a rotatória quadra da rua Marquês de Olinda com a rua Marajó.

“Joinville aplica hoje o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia de mobilidade. É o método de Smart Mobility, que faz aquisição de dados usando telemetria do transporte coletivo, filmagens, inteligência artificial e drones para criar um gêmeo digital da cidade. Assim, o nível de certeza de sucesso da implantação adotada é bem maior e os resultados em campo, aferidos após a implantação, vêm comprovando o sucesso e a precisão dessas aplicações tecnológicas”, informa Marcel.

Posts relacionados

Prefeitura de Lages intensifica capacitação contínua da equipe de trabalho da Defesa Civil

Redação

Secretaria de Saúde de Joinville apresenta Plano Municipal de Saúde 2026-2029

Redação

Oficinas da CDL propõem grande retrofit urbano para devolver vitalidade às ruas Felipe Schmidt e Trajano

Redação