Alta produtividade solucionou problemas de trafegabilidade em diversas regiões e vem permitindo manutenções frequentes. Todos os 72 bairros foram atendidos e, em diversos deles, os serviços retornaram pela segunda vez em apenas um ano
A Secretaria de Obras e Infraestrutura segue coordenando as ações de melhorias nas vias públicas de Lages. Trata-se do trabalho constante de revestimento primário, ou seja, de patrolamento, nivelamento, cascalhamento, distribuição de pedra brita e compactação de material.
Essas medidas são consideradas essenciais pela prefeita Carmen Zanotto, para garantir as condições de tráfego de veículos nos bairros de Lages. “Tínhamos situações em que a patrola passava uma única vez no bairro em vários anos. Nós mudamos essa logística e a realidade hoje é totalmente diferente. Temos investimentos permanentes em todas as ruas não pavimentadas. E os serviços passaram a ser executados com frequência”, relata a prefeita.
De acordo com levantamento realizado para avaliar as condições das vias urbanas, a Prefeitura de Lages identificou 800 quilômetros de ruas sem pavimentação. Sendo que mais da metade estavam em péssimas condições no início do ano passado. “Assim que assumimos a frente de trabalho, esta foi uma prioridade elencada pela prefeita Carmen Zanotto. De que nenhum bairro ou comunidade ficaria desassistido. E assim fizemos. Todos foram atendidos e em grande parte deles nossas equipes já retornaram pela segunda vez”, destaca o secretário Cleber Machado Arruda.
Logo após percorrer todos os 72 bairros do perímetro urbano no ano passado, a Secretaria de Obras e Infraestrutura deu início ainda em setembro, a uma segunda rodada em todas as regiões. A alta produtividade permitiu não apenas solucionar as reclamações frequentes de motoristas e pedestres, mas também dar continuidade ao trabalho.
Agora, além de ser frequente, as manutenções têm sido focadas nas ruas com maior aclive ou declive, locais de grande movimentação, ou situações em que a durabilidade do material é menor, o que requer que as intervenções sejam feitas com intervalos mais curtos.
É o caso de bairros como Araucária, Centenário, Chapada, Cidade Alta, Guadalajara, Jardim das Camélias, Morro Grande, Penha, Restinga Seca, Santa Clara, Santa Helena, Santa Mônica, São Luiz, São Miguel, Vila Maria, Vila Mariza e Vila Nova, por onde o revestimento primário já havia passado e voltou a ser realizado nos últimos meses.
Nos próximos dias as equipes se deslocarão até o Guarujá e bairros adjacentes, justamente pela necessidade de manutenção para atender o tráfego intenso de moradores e o movimento nesta região da cidade.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Divulgação Secretaria de Obras e Infraestrutura
Galeria









