Seleção de interessados na execução dos projetos foi publicada, com abertura no dia 07 de janeiro seguindo até dia 20
A Prefeitura de Florianópolis publicou nesta terça-feira, 16, no Diário Oficial, o primeiro edital de projetos para a construção de unidades habitacionais dentro do programa Floripa para Todos. Quatro terrenos foram selecionados para esta primeira fase, atendendo a famílias com renda salarial estipulada entre três e seis salários mínimos, com a previsão de 658 moradias populares.
O programa Floripa para Todos (Lei nº19695/2025) promove o acesso à moradia digna e regular através de parcerias público-privadas, em que o Município cede os terrenos para as moradias de interesse social e empresas vencedoras de licitação ficam responsáveis pela execução das obras. Os lotes desta primeira etapa encontram-se no Sul da Ilha, distribuídos da seguinte forma:
– Campeche (1) – 80 unidades habitacionais + salas comerciais
– Campeche (2) – 80 unidades habitacionais + salas comerciais
– Morro das Pedras – 264 unidades habitacionais
– Carianos – 234 unidades habitacionais + salas comerciais
Podem participar da licitação empresas e pessoas jurídicas, inscritas através do wbc.pmf.sc.gov.br, entre 07 e 20 de janeiro de 2026. Os responsáveis pelas construções serão financiados pelo Minha Casa Minha Vida, com recursos do FGTS e outras linhas de crédito. Além de apresentar toda a documentação exigida em edital, os interessados devem enviar à Prefeitura projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidrossanitários e complementares para a construção. Durante a execução das obras, os empreendimentos têm como benefícios a isenção do IPTU, de taxas de alvará de construção e de Habite-se.
“Essas primeiras construções marcam o início de uma grande transformação no cenário habitacional de Florianópolis. O Floripa para Todos veio para fortalecer as ações do município em prol das moradias regulares e dignas, e assegura que muitas pessoas saiam de áreas de risco ou de preservação ambiental. Trabalhamos constantemente para levar esse programa adiante, ampliando ainda mais o números de lares disponíveis com o lançamento de próximos editais”, afirma a Secretária Municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ivanna Tomasi.
Saiba como você pode ser beneficiado pelo Floripa para Todos
Poderão ser beneficiadas as famílias inscritas no Cadastro Habitacional do município (bit.ly/habitafloripa), que moram em Florianópolis há pelo menos 5 anos. O cadastro funciona para selecionar possíveis moradores e assistentes sociais da Prefeitura atuam na verificação de informações e documentos dos interessados. A seleção de moradores a serem contemplados se inicia quando as obras estiverem 40% concluídas.
O valor do terreno doado para construção das residências contará como subsídio no financiamento dos beneficiários, o que reduz seu valor de entrada e torna o sonho da casa própria mais acessível para as famílias da cidade. As moradias buscam mudar a realidade habitacional de Florianópolis, garantindo acesso à moradia digna, regular e em bairros com infraestrutura.









