Blog do Prisco
Destaques

Presidente do Sebrae, Décio Lima, faz o lançamento nacional da Semana do MEI 2024 em Florianópolis

Microempreendedores individuais têm até o dia 24 para buscar soluções para seus negócios

A 15ª Semana do MEI foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (20), em Florianópolis, com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e dirigentes do Sebrae/SC. Até sexta-feira (24), os microempreendedores individuais poderão comparecer às Salas do Empreendedor em todo o país para esclarecer dúvidas, formalizar negócios, parcelar a guia DAS, fazer a declaração anual, buscar informações sobre acesso a crédito, encerrar o registro como MEI, e participar de uma programação especial com cursos, palestras e capacitações.

“Em Florianópolis, temos 62 mil homens e mulheres que movimentam a economia da capital catarinense. Em Santa Catarina, são 617 mil MEIs, indivíduos oriundos de pequenos negócios que têm um teto de renda de R$ 81 mil por ano. Estamos lutando no Congresso para aumentar esse valor para R$ 149 mil anuais, garantindo a ampliação de suas atividades,” declarou Décio Lima durante a abertura da Tenda do MEI no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis (SC).

No Brasil, segundo dados do Observatório de Negócios do Sebrae, existem 11,97 milhões de MEIs. A Semana do MEI visa proporcionar a formalização dos que já empreendem e desconhecem os benefícios do MEI, como um aumento de até 25% na renda a partir da formalização.

O presidente Décio Lima destacou que o MEI foi criado em 2006, pelo atual presidente Luís Inácio Lula da Silva, atendendo a um nicho de mercado existente, mas sem representatividade. “Até então, eram milhares de empresários que trabalhavam na informalidade, sem direito algum. A criação do MEI garantiu a proteção a esses empreendedores e fez uma verdadeira transformação social no país. A economia hoje é pulverizada, não segue mais o modelo fordiano de fábrica. Com a criação do MEI, proporcionamos um rito de liberdade aos trabalhadores e ao processo econômico deles. Precisamos proteger os pequenos negócios com políticas de Estado, segurança e otimismo no crescimento econômico. O MEI enfrenta a voracidade do mercado, prestando serviços nas praças, comércios de bairro, pequenas lojas, periferias e na agricultura familiar, sendo a base de produção do Brasil. Vivemos a era da indústria da transformação, com grandes empresas concentrando sua produção nas mãos dos pequenos. Por isso, precisamos lutar para que eles tenham o reconhecimento merecido e a segurança para empreender,” ressaltou Lima.

A Semana do MEI contará com cinco dias de atividades, incluindo orientações sobre formalização e regularização de débitos, consultorias, networking, palestras, oficinas práticas e cursos. Os temas abordados incluem ideias de negócios, competências empreendedoras, planejamento, transformação digital, finanças, orientação para crédito, inovação e estratégias para aumentar vendas.

Durante a abertura, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, agradeceu a presença de Décio Lima em Santa Catarina. “Na última semana, o presidente esteve aqui para a entrega de um projeto voltado ao crédito para pequenos negócios. Hoje, temos a satisfação de recebê-lo novamente para marcar mais essa entrega em nome do Sebrae. Em nome de toda a equipe de Santa Catarina, agradeço a todas as unidades do Sistema que estarão atuando em prol dos MEIs nesta semana,” afirmou Carvalho.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Florianópolis, Juliano Richter Pires, também elogiou o trabalho do Sebrae/SC junto à capital catarinense. “Ter a Semana do MEI em Florianópolis é uma grande satisfação, especialmente com o aumento no número de microempreendedores individuais, sobretudo após a pandemia de COVID-19. Essa oportunidade de formalização e transmissão de conhecimento é gratificante. Temos certeza de que o evento será um sucesso,” disse Pires.

Estiveram presentes, também, o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, o presidente da Associação Brasileira Sebrae/Estaduais (Abase) e diretor de administração e finanças do Sebrae/SC, Anacleto Angelo Ortigara e o diretor técnico, Fabio Búrigo Zanuzzi.

Todas as atividades da Semana do MEI são gratuitas, e a programação completa está disponível no site sebrae.sc/semanadomei2024.

Posts relacionados

Univali recebe posse do terreno do Sapiens Parque onde será construído o novo campus

Redação

Florianópolis suspende aulas na rede municipal nesta terça pelo risco de chuva intensa

Redação

Prefeitura de Florianópolis garante selo ouro de transparência em avaliação nacional de 2025

Redação